• Assinantes
  • Cidade
    Quarta-feira, 10 de maio de 2017, atualizada às 15h36

    Detran-MG começa a emitir CNH com QR Code para evitar falsificação

    Da redação

    O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) já está emitindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com (Quick Response Code – QR Code), mais um item para combater a falsificação de documentos. O código passou a ser impresso no verso das CNH´s.

    Por meio do QR Code todos os dados do condutor podem ser acessados, inclusive a foto. O código bidimensional conectará diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem a necessidade de se digitar os dados do condutor. As informações poderão ser lidas pela câmera da maioria dos celulares e também por dispositivos com software apropriado. A medida cumpre a determinação da Resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e é obrigatória em todo o país a partir deste mês.

    Mais segurança

    Segundo o Detran-MG, outros itens de segurança já haviam sido implantados em janeiro deste ano, como a inclusão de uma tonalidade mais amarelada e elementos gráficos visíveis apenas por meio de luz ultravioleta. A tarja no topo do documento, acima da foto de identificação do condutor, mudou da cor azul esverdeada para a preta com impressão em alto relevo e, o lado direito do documento, passou a ter o mapa do estado que emitiu a CNH. Além da impressão do mapa do Brasil, que agora é feita com uma tinta especial que dificulta a falsificação.

    No entanto, quem ainda possuí o modelo antigo da CNH's, não precisa trocar agora. Elas devem ser substituídas gradativamente, a medida que for necessário fazer a renovação do documento ou em caso de extravio do modelo anterior.

    Os procedimentos para obter ou renovar a habilitação continuam os mesmos. E essa medida não acarretará nenhum reajuste de valores do documento para os usuários.

    Com informações da Assessoria de Imprensa.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.