Horário de vevão termina no próximo domingo

Por

Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011, atualizada às 19h03

Horário de verão termina no próximo domingo

Aline Furtado
Repórter

À zero hora do próximo domingo, 20 de fevereiro, termina o horário de verão. Com isso, os relógios devem ser atrasados em uma hora. A medida, que se iniciou no dia 17 de outubro, teve 126 dias de duração.

Segundo dados de um balanço parcial divulgado nesta terça-feira, 15 de fevereiro, pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi verificada uma redução, em todo o Estado, na demanda máxima, ou seja, o pico diário da carga, que ocorre no período das 18 às 22 horas, de 4%, correspondendo a cerca de 300 megawatts (MW), 0,5% a mais do que o ano passado. A carga equivale à demanda de pico de uma cidade de 700 mil habitantes.

A economia de energia elétrica durante os 126 dias foi de 31 MW médios, mantendo a média que vem sendo registrada nos últimos anos. Para o consumidor residencial, a economia se dá na menor utilização da iluminação artificial, que pode chegar a uma redução de até 5% no consumo mensal de energia. De acordo com informações da Cemig, a redução só não é maior devido à utilização de ventiladores e aparelhos de ar condicionado, além do abre e fecha da porta da geladeira.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken