Segunda-feira, 20 de julho de 2015, atualizada às 15h21

Greve do INSS em Juiz de Fora completa 14 dias e segue sem acordo

inss

Servidores do Instituto Nacional do seguro Social (INSS) em Juiz de Fora permanecem em greve, que completa duas semanas na próxima terça-feira, 21 de julho. Na última sexta, 17, a categoria rejeitou a proposta do governo de reajuste de 21,3%, dividido em quatro anos, durante assembleia. A classe reivindica reajuste de 27,6% em uma única parcela. De acordo com a diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social (Sintsprev/MG), Cleuza Faustino, a adesão nas três agências da Previdência Social (APS) do Largo do Riachuelo, Morro da Glória e São Dimas está em 80% e os atendimentos dependem de agendamento, que está sendo feito de forma precária.

"Amanhã (terça) teremos outra reunião com a Ministério de Planejamento e esperamos novas propostas. Além de dividir em quatro anos o percentual, eles ofereceram pagamento a partir de 2016, com zero de reajuste neste ano", explica. A categoria reivindica reajuste de 27,6% em uma única parcela.
Além do INSS, o sindicato também abrange setores da Saúde, Anvisa e Ministério do Trabalho. Ribeiro afirma que o comando de greve está articulando com outros setores e negocia a paralisação de parte dos servidores do PAM Marechal.

Serviços afetados

A paralisação nas APS deve afetar os atendimentos relativos aos requerimentos de aposentadorias, pensões e auxílios doenças, maternidade, entre outros; marcação de perícias e outros serviços referentes a benefícios previdenciários. No Ministério do Trabalho e Emprego, poderá prejudicar a expedição de Carteiras de Trabalho, as homologações de rescisão de contrato de trabalho, os pedidos de Seguro Desemprego e Abono Salarial, além da emissão de diversas certidões e outros documentos de interesse de trabalhadores e empresas.

A informação do INSS aos segurados é que as datas de atendimento serão remarcadas pela própria agência. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 135. Em nota, o INSS informou que considerará a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento, "de modo a evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados".

Em comunicado divulgado ontem (16), o Ministério da Previdência Social informou "que tem baseado a relação com os servidores no respeito, diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para construção de uma solução que contemple o interesse de todos."