Sábado, 25 de julho de 2015, atualizada às 9h30

Moradores e comerciantes pedem faixa de pedestres na rua São Mateus

Lucas Soares
Repórter

Moradores e comerciantes da rua São Mateus cobram da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a instalação de faixas de pedestres no cruzamento com a rua Doutor Romualdo, próximo à rotatória que existe na região.

A professora Maria das Graças Fernandes, que reside na via, relata dificuldades diárias para atravessar a rua. "É um verdadeiro caos para a gente atravessar. Eu não sei como não foram atropeladas várias pessoas aqui, ficamos contando com a boa vontade dos motoristas e corremos riscos todos os dias. Há a necessidade de colocar uma passagem de pedestre ou um semáforo", opina.

Proprietário de uma videolocadora na região, Maxwell Gomes de Souza, afirma que já levou uma solicitação à Gettran para instalação do equipamento, mas ainda não foi atendido. "Eu acho um absurdo isso, as pessoas não têm como atravessar. Na hora de ir, é a lei da selva, tem que passar um ou outro, quem chegar primeiro", fala.

Funcionário de um bar na esquina das ruas São Mateus e Doutor Romualdo, Carlúcio Conrado Serafim Júnior, afirma que presencia diariamente a dificuldade dos pedestres em atravessar pela região. "Essa rotatória é uma das mais perigosas do São Mateus. A gente vê com muita frequência os carros parando colados nos outros. Imagina o pedestre, que quer atravessar e só tem um pare aqui? Não tem faixa em nenhum dos locais que chegam à rotatória, não tem sinalização. Acredito que precisa de, pelo menos, três faixas aqui, para melhorar essa situação. É essencial", opina.

Instalação inviável

Em nota, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) alegou ser inviável a instalação de uma faixa de pedestres no local. "A inviabilidade da implantação da faixa de pedestres já foi verificada pela Settra, a partir de algumas avaliações. Isso devido a falta de visibilidade para o pedestre, que dificulta identificar a aproximação dos veículos. Sendo assim, caso a pasta implantasse o dispositivo viário acabaria por dar uma falsa segurança aos pedestres, colocando os mesmos em risco. É importante ressaltar ainda que qualquer medida de engenharia de trânsito tem que acompanhar alguns critérios adotados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran)."

ACESSA.com - Moradores e comerciantes pedem faixa de pedestres na rua S?o Mateus