Segunda-feira, 11 de setembro de 2017, atualizada às 19h

Integrantes da Festa Alemã fazem ações em homenagem as vítimas do acidente no ES

Da redação

Para homenagear os nove integrantes do Grupo Folclórico Bergfreunde, que morreram em um acidente na BR-101, no Sul do Espírito Santo (ES), neste domingo (10), organizadores da 'Deutsches Fest', a Festa Alemã, em Juiz de Fora, planejam ações durante a semana. O grupo voltava para Domingos Martins (ES) após se apresentar na cidade. O motorista e o filho de uma das vítimas também morreram.

O organizador da Festa Alemã Sálcio Del Duca conta que a notícia surpreendeu a todos, já que os integrantes do grupo alemão tinham deixado a cidade há poucas horas, depois de passar três dias na cidade. Eles chegaram em Juiz de Fora na quinta-feira, 7, e saíram em viagem às 8h30 de domingo, 10. “Antes da notícia, estávamos satisfeitos e felizes por termos acolhido nossos amigos, quando começamos a receber informações pelo Facebook e WhatsApp, sobre o grupo folclórico que teria se envolvido em um acidente. Entramos em contato com integrantes do Bergfreunde, que não vieram, e confirmamos o ocorrido”, disse, recordando que ao se darem conta que a tragédia realmente tinha acontecido, organizadores interromperam a festa durante 1 hora, quando todos os integrantes do Schmetterling subiram ao palco para uma oração comunitária, pela vida de cada uma das vítimas.

Sálcio destaca que a perda foi um forte golpe, já que o Grupo Folclórico Bergfreunde era padrinho do Grupo de Danças Folclóricas Schmetterling. “Quando o Schmetterling nasceu em 1990, eles foram os primeiros que nós recorremos para aprender mais sobre as danças, trajes típicos, trocar experiências. Durante esses quase 30 anos, mantivemos os laços e consolidamos esta amizade, considerando que eles sempre vinham em nossa festa em setembro, e íamos visitá-los em janeiro, no evento deles. Para nós foi uma perda significativa, estamos todos muito tristes”.

Para homenagear o grupo, todos os integrantes das oito categorias que foram o Schmetterling usarão na manga, durante as apresentações, uma fita preta como sinal de luto pela perda dos amigos. “No mesmo dia da notícia, também trocamos as imagens do perfil no Facebook por imagens preto e branco, simbolizando o luto. Ainda vamos inserir no sistema de TV interna do evento, imagens das apresentações deles e fotos dos momentos que estiveram conosco. Já para o domingo, 17, vamos fazer um culto ecumênico, que ainda será definido. E, quando for confirmado o velório, vamos enviar uma comitiva para acompanhar o sepultamento”, destaca.

O organizador diz que a programação permanece. “Fazemos isso com pesar, mas a festa possui pilares econômicos de sustentação e temos famílias que fizeram grande investimento, por isso, não temos como interrompê-la. Os participantes podem vir, vamos continuar com as atrações e restaurantes”.

Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora "lamentou profundamente a morte dos dançarinos. Em memória às vítimas, a PJF de decreta luto oficial de um dia a partir desta terça, 12. O documento será publicado no Atos do Governo desta terça-feira".

ACESSA.com - Integrantes da Festa Alem? fazem a?es em homenagem as v?timas do acidente no ES