Projeto leva alunos da rede pública de ensino ao circo

Por

Projeto leva alunos da rede p?blica de ensino ao circo Iniciativa espera reunir mil crian?as em cada apresenta??o e
contribuir para a inclus?o social e incentivo ? cultura


Patr?cia Rossini
*Colabora??o
19/03/2009

A manh? desta quarta-feira, dia 18 de mar?o, foi de muita alegria para os 957 alunos da rede p?blica de ensino que assistiram a uma apresenta??o gratuita do circo que est? na cidade. Mais um espet?culo, marcado para as 14h, completa o segundo dia do projeto A Escola vai ao Circo, da Funalfa. A iniciativa ainda conta com apresenta?es nos dias 19, 24, 25 e 26 de mar?o, sempre ?s 9h e ?s 14h. A a??o antecipa as comemora?es do Dia Nacional do Circo, celebrado no pr?ximo dia 27. A expectativa ? de receber cerca de mil alunos por espet?culo.

De acordo com o gerente do circo, Arthur Aires, essa parceria com as prefeituras municipais acontece h? mais de cinco anos e j? foi reconhecida pelo governo federal, atrav?s do Pr?mio Carequinha, do Minist?rio da Cultura. "Fazemos esse trabalho social em todas as cidades que passamos h? mais de cinco anos. Cedemos um n?mero de ingressos gratuitos para a prefeitura distribuir nas comunidades carentes e, em contrapartida, o munic?pio cede o espa?o para a montagem do circo. Em 2008, essa iniciativa foi reconhecida e premiada pelo governo federal."

Segundo ele, a resposta do p?blico est? sendo muito positiva. "Os alunos entram na brincadeira e vibram muito. Acredito que a atra??o que mais empolga o p?blico ? a apresenta??o da macaca Catarina."

A expectativa do gerente ? confirmada pelas alunas do sexto ano do Col?gio de Aplica??o Jo?o XXIII, Alexia Rodrigues Medeiros e Isabela Silva Soares. Questionadas sobre a atra??o que gostariam de ver, as estudantes revelaram a prefer?ncia pelo n?mero da macaca, uma das estrelas do circo.

Incentivo cultural

Os professores e respons?veis pelas escolas participantes acompanharam atentamente a vibra??o das crian?as, que, segundo eles, come?ou muito antes do in?cio do espet?culo. "Os alunos estavam euf?ricos, aguardavam com grande expectativa esse momento. Para muitos, ? o primeiro contato com a arte e a cultura circense", afirma a professora Rosa das Gra?as Nunes, da Escola Municipal Doutor Ademar Rezende de Andrade, do bairro S?o Pedro.

Ela comemora a oportunidade dada aos estudantes e garante que vai conversar sobre a experi?ncia na sala de aula. "? muito importante que os estudantes da rede p?blica ampliem seus horizontes atrav?s do incentivo cultural. Muitos n?o teriam acesso a essa apresenta??o se n?o fosse de gra?a, porque n?o t?m dinheiro para o ingresso ou para o ?nibus. Na pr?xima aula, vou conversar com os alunos sobre o espet?culo."

As pedagogas Marlene Zaparoli e Maria Filomena Lara Francischetti, do Centro de Educa??o do Menor (CEM), acreditam que o projeto colabora para o trabalho de inclus?o social. Maria Filomena destaca a import?ncia do contato com a cultura do circo para a forma??o dos alunos. "Trouxemos alunos a partir dos 12 anos, o grupo que participa da oficina de teatro e a turma de educa??o especial. Para algumas crian?as, essa ? uma oportunidade ?nica para compartilhar as descobertas vividas nesse espet?culo. Infelizmente, muitas n?o t?m dinheiro para bancar um programa cultural como esse."

Oficina de Circo

Nos dias 20 e 27 de mar?o, a Funalfa realiza uma oficina gratuita com os artistas do Circo, com o objetivo de incentivar a pr?tica da arte circence e promover o contato com as t?cnicas de palha?o, malabarismo, trap?zio, tecido e lira.

As inscri?es s?o gratuitas e est?o abertas para qualquer pessoa acima de 16 anos. Os interessados nas oficinas e no agendamento para visita escolar gratuita podem se inscrever no Departamento de Cultura da Funalfa, pelo telefone 3690-7036.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes