Dicas de como se refrescar na rotina em dias quentes

Mudar a alimentação e a forma de se vestir podem amenizar o desconforto durante o trabalho quando os termômetros estiverem acima dos 30°C

Angeliza Lopes
Repórter
17/10/2015
quente

Quem concorda que a soma perfeita para o calor é ficar à toa tomando água de coco em uma linda praia? Pois é. Mas e quando isso não é possível? É preciso estar preparado para driblar as altas temperaturas e seguir com a rotina do trabalho mesmo que os termômetros estejam marcando acima dos 30°C. Por isso, para aguentar o pique nesses dias de sol intenso é preciso estar atento a alguns detalhes que ajudam a suportar o calor, mesmo fora do ar condicionado ou banho gelado. Dicas simples na alimentação, na forma de se vestir e até mesmo de como refrescar o ambiente podem ser muito úteis na hora dos juiz-foranos encararem o trabalho em dias quentes.

Segundo a nutricionista Osiane Madalena de Rezende Moreira, o mais importante durante o calor excessivo é tomar muito líquido. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, repõe os minerais e hidrata o organismo. "Para saber o cálculo correto da quantidade a ser consumida por dia, basta multiplicar seu peso por 30ml de água. Recomendo que as alimentações diárias tenham muito líquido, para ajudar na hidratação", aconselha Osiane.

Frutas, sucos naturais, vitaminas, alimentações leves com verduras, legumes e carne branca. Estas dicas compõem o cardápio ideal. "Indico verduras verde-escuro e frutas com muito líquido e legumes laranja. A comida deve ser leve, mas também rica em nutrientes", completa.

O look adequado para o trabalho também ajuda no bem-estar e o cuidado deve ser redobrado em dias de calor. A professora do curso de moda da Estácio de Sá de Juiz de Fora, Ana Paula Barreto Calixto, lembra que muitas pessoas tendem a abusar do despojamento neste período. "Deve-se evitar roupas mais coladas ao corpo, cores escuras, peças muito informais ou decotadas. O ambiente de trabalho exige maior formalidade ao se vestir", destaca. O aconselhado são roupas confortáveis em tecidos leves e tons claros.

Para as mulheres, ela aconselha vestidos mais soltos, camisetas e calças de linho. No caso dos homens, que não podem fugir da calça comprida, optar por peças de sarja e camisas de algodão. "Cores claras ou bem coloridas e estampas variadas são a cara do verão. Também recomendo tons pastel, que estão em alta nesta temporada", indica a coordenadora.

Dicas de como refrescar o ambiente

Ar condicionado, ventilador e climatizador são os aparelhos mais cotados para os dias quentes e secos. Eles que tornam o ambiente mais agradável. Mas para quem não pode investir em produtos mais caros, o auxiliar técnico de materiais elétricos Pedro Lúcio Silvestre dá dica, mais conhecida como 'jeitinho' brasileiro. "Posicionar o gelo atrás do ventilador parado dá o efeito de ar resfriado, muito usado em estabelecimentos. Para aparelhos menores, os cubos de gelo podem ser colocados à frente do ventilador", explica Lúcio.

Atitudes simples também podem refrescar o ambiente e deixar o dia mais agradável:

  • Feche persianas e cortinas durante o dia. Ajudam a bloquear o calor.
  • Borrifar água na parede aquecida pela incidência do sol também faz com que a temperatura diminua.
  • No trabalho, evite ficar muito tempo parado na mesma posição. Nos dias de calor, procure ir até a rua, respirar ar puro de tempos em tempos.
  • Aproveite o horário de verão, que começa no próximo domingo, 18 de outubro, para caminhar com amigos em parques, nadar no clube ou pedalar em locais arborizados. Estas são formas de desfrutar melhor a estação do calor nos períodos em que não se está de férias.

ACESSA.com - Dicas de como se refrescar na rotina em dias quentes