Quarta-feira, 25 de outubro de 2017, atualizada às 18h03

Nova Matriz Santo Antônio do Paraibuna é inaugurada em Juiz de Fora

Da redação

Depois de quase nove meses de obras e reparos, será inaugurada, no próximo sábado, 28 de outubro, a nova Matriz Santo Antônio do Paraibuna. A igreja, situada no bairro homônimo, em Juiz de Fora, está no mesmo local onde foi erguida a primeira capela dedicada ao padroeiro da cidade, no século XVIII, e em torno da qual o então povoado cresceu e foi elevado ao posto de município. A matriz fica na rua Francisco Cerqueira Cruzeiro, 770.

A Santa Missa de inauguração e bênção do espaço está marcada para as 19h30 e será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por diversos padres da arquidiocese. Na ocasião, cerca de 60 jovens e adultos da paróquia receberão o Sacramento da Crisma.

A obra, dividida em três fases, teve o valor aproximado de R$ 270 mil, dinheiro arrecadado junto à comunidade paroquial através de carnês, venda de rifas e pastéis. O montante também foi acrescido de verba que a paróquia já tinha em caixa e que foi guardada exclusivamente para a reforma da Matriz.

Para o administrador paroquial, Padre Sérgio Renato de Souza, a reabertura do templo será um episódio importante para a história da cidade. “Esta ampliação e a construção da torre é algo que está sendo trabalhado há muitos anos e que também contou com a colaboração de outras paróquias. É algo que não envolve somente o Bairro Santo Antônio, onde está localizada a igreja, mas toca toda Juiz de Fora”.

A reforma da Matriz Santo Antônio do Paraibuna teve início em meados de fevereiro e mudou completamente a estrutura e o visual do templo. O projeto incluiu a ampliação de nove metros do espaço, a colocação de novo telhado e de portas de vidro nas laterais, a mudança do piso, da iluminação, da pintura e de toda a parte elétrica e hidráulica. Além disso, uma torre foi edificada e vai abrigar o sino e uma pequena Capela da Misericórdia, onde haverá atendimento de confissões. As janelas da torre e da igreja têm vidros com as cores azul - que simboliza o Ano Mariano, verde - a cor da esperança, e vinho - representando a Eucaristia.

[BANNER RETANGULO]

Na parte externa da igreja, há um jardim próximo à entrada principal, um corredor e uma rampa de acesso à Capela do Santíssimo Sacramento e ao Presbitério, além de letreiro com os dizeres: “Paróquia Santo Antônio do Paraibuna: aqui nasceu Juiz de Fora”. No dia da reinauguração, uma placa comemorativa será colocada no muro lateral do templo religioso.


Com informações da Arquidiocese de JF

ACESSA.com - Nova Matriz Santo Ant?nio do Paraibuna ? inaugurada em Juiz de Fora