Quinta-feira, 6 de junho de 2019, atualizada às 14h

Jardim Botânico terá aulas de yoga, oficinas, gincanas e exposição

Da redação

Aulas de yoga, oficina de fotografia e de substituição de plástico, exposição de coleção científica da fauna regional, mostra de animais silvestres resgatados em operações ambientais, contação de história, brincadeiras e gincanas. Todas essas atividades serão ofertadas neste domingo, 9 de junho, no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como parte do evento “Manhã Ambiental. A iniciativa ocorre, das 10h às 16h, com entrada gratuita, sem necessidade de inscrição e com opções para todas as idades.

O objetivo é discutir e promover, por meio de atividades educativas, a conscientização ambiental de forma descontraída. O evento, pensado em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5, é uma parceria do Instituto Aqualie com o Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. Esta é a terceira edição do evento, que anteriormente era realizado na Praça Cívica da UFJF.

Na oficina de fotografia, o visitante conhecerá tipos de câmeras fotográficas, técnicas de enquadramento e composição de imagens, regras básicas para regular a exposição à luz e receberá dicas de avaliação audiovisual. Na oficina de substituição de plástico, uma roda de conversa discutirá o uso de itens substitutos a esse material no cotidiano, buscando mais sustentabilidade na utilização dos recursos naturais.

A Manhã Ambiental terá como destaque, neste ano, a presença de animais sob tutela, resgatados em operações ambientais e que estão sob cuidados de organizações especializadas na manutenção das espécies, como o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Estadual de Florestas (Cetas/IEF). O objetivo da exposição é discutir o tráfico de animais e os malefícios deste tipo de prática.

Haverá também uma exposição de coleções científicas de animais do Departamento de Zoologia da UFJF, com exemplares de répteis, anfíbios, aves e insetos. “Pretendemos mostrar a diversidade de espécies que ocorrem na Zona da Mata e a importância de cada uma delas para o equilíbrio do ecossistema. O público poderá manusear algumas delas, porque são materiais didáticos”, explica a professora do Departamento de Zoologia da UFJF Sarah da Silva Mendes, uma das organizadoras do evento.

Aulas de yoga

As aulas desta prática milenar serão realizadas em quatro horários: das 10h às 11h, das 11h às 12h, das 14h às 15h e das 15h às 16h. A proposta é promover uma melhor integração entre participantes e o ambiente, ampliando o contato e a sincronia das pessoas com a natureza.

Brincadeiras, gincanas e histórias

Com a temática sobre o meio ambiente e também a onça do Jardim Botânico, as brincadeiras e as gincanas irão girar em torno de quizzes e outras atividades para testar os conhecimentos dos participantes. A contação de histórias irá trazer contos e relatos com relação à temática do meio ambiente.

Ao longo do dia, também serão distribuídas mudas de plantas da região para os participantes das atividades. E neste domingo o limite de entrada de visitantes no Jardim, que é de cem por vez, será duplicado.

Trilhas e roteiros

O Jardim Botânico funcionará normalmente também para quem não quiser participar do evento. O visitante encontrará um ambiente com mais de 500 espécies vegetais, entre plantas nativas, populações raras ou em extinção, como o pau-brasil e o ipê roxo.

O espaço dispões de trilhas; dois lagos com deck; roteiros de visitação; programa de educação ambiental para grupos escolares e educativos agendados previamente; Casa-sede com duas exposições de arte e Laboratório Casa Sustentável – que possui cômodos construídos com materiais, técnicas e conforto diferentes.

O funcionamento do Jardim é de terça a sexta e aos domingos, das 8h às 17h, com última entrada de visitantes às 16h. Acesso gratuito.

ACESSA.com - Jardim Bot?nico ter? aulas de yoga, oficinas, gincanas e exposi??o