Manifestantes desocupam pr?dio da Câmara, ap?s garantia da integridade

Por

Manifestantes desocupam pr?dio da C?mara, ap?s garantia da integridade

Manifestantes desocupam prédio da Câmara, após garantia da integridade de todos

Na próxima segunda-feira, 1º de julho, uma comissão irá se reunir com representantes do grupo para definir uma audiência pública

Andréa Moreira
Repórter
28/06/2013

Depois de permanecerem por cerca de 20 horas na Câmara Municipal, os manifestantes saíram do prédio por volta das 15h, desta sexta-feira, 28 de junho. Antes de terminar o protesto, uma comissão formada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Juiz de Fora, Denílson Clozato Alves e pelos vereadores Wanderson Castelar (PT), Noraldino Júnior (PMN), André Mariano (PMDB) e Júlio Gasparette (PMDB) esteve com os manifestantes para garantir a integridade do grupo (assista ao vídeo).

Na próxima segunda-feira, 1º de julho, haverá um encontro entre os representantes do movimento e a comissão acima descrita para discutir as pautas destes protestos. Um dos pontos é a redução da passagem para R$ 1,85. Segundo Jéssica Silviere, que esteve presente na reunião, representado os manifestantes, existe uma tabela, porém, ela não soube informar quais os critérios foram utilizados e nem quem elaborou os cálculos. Para o vereador Castelar, é importante fazer uma audiência para apresentar as propostas a população de Juiz de Fora. "As reivindicações atingem toda a população, então é importante a participação de todos."

Segundo a assessoria da Polícia Civil, peritos estiveram na Câmara para verificar os possíveis dados. A princípio constatou-se que uma gaveta foi arrancada, uma Bíblia rasgada e alimentos consumidos, mas o laudo ficará pronto daqui a 30 dias. Mesmo com esta atitude, a comissão se comprometeu a não fazer nenhum tipo de retaliação contra os manifestantes.

Ruas fechadas

Após saírem do prédio, os manifestantes juntamente com um pequeno grupo de populares, seguiram até o prédio da Prefeitura de Juiz de Fora. Durante o percurso, eles fecharam as avenidas Rio Branco e Getúlio Vargas por alguns minutos. Atitude que irritou alguns moradores, como a secretária Bárbara Andrade. "Preciso pegar minha filha na escola, mas pelo visto irei atrasar. Ainda bem que expliquei a situação para os funcionários e eles disseram que irão esperar eu chegar."

O motofretista Fernando Silvério, também não aprovou a ação. "Só queria saber o que eles ganham fechando o trânsito. Eu, por exemplo, tenho que fazer uma entrega e irei atrasar. Têm várias pessoas aí no ponto de ônibus que trabalharam o dia todo e querem chegar em casa, mas também irão se atrasar. Eles deveriam buscar outras formas de protestar, de preferência que não prejudique a população."

O grupo foi seguido o tempo todo por policiais militares, que garantiram a segurança do trânsito e dos pedestres. Mas ao se aproximarem do prédio da Prefeitura, encontraram os portões fechados. A redação do Portal ACESSA.com tentou falar com algum representante do grupo, mas ninguém quis se manifestar. Durante o tempo que permaneceram na avenida Brasil, na entrada da Prefeitura, alguns utilizaram um megafone para falar com os demais. De acordo com um manifestante, uma mulher que estava com o grupo no interior da Câmara, disse pertencer ao Movimento Sem Terra e que já havia sofrido algumas retaliações em outras manifestações. Porém, mais tarde eles constataram que a mulher não pertencia ao movimento. O manifestante também disse que não foram todas as pessoas que depredaram as instalações da Câmara, porém, eles não iriam delatar as pessoas.