Quatro cisnes negros nascem no Parque do Museu Mariano Procópio

Outro casal está chocando em uma das ilhas do lago. Veterinário diz que eles precisam, inicialmente, ficar em um tanque especial para serem protegidos de predadores

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
20/03/2017

foto

Quatro filhotes de cisne negro nasceram neste mês de março no Parque do Museu Mariano Procópio. Além do paisagismo histórico, os animais chamam a atenção de quem visita o espaço, localizado na rua Mariano Procópio, 1.100. A entrada é gratuita.

Responsável pelo acompanhamento das aves aquáticas e dos animais silvestres que habitam o Museu, o médico veterinário, Rômulo Barbosa, conta que após o nascimento dos filhotes, cuidados especiais são necessários: “Eles são transferidos, juntos com os pais, da ilha do lago para um tanque, para proteção de predadores presentes no lago e serem melhor monitorados. Alimentam-se de ração granulada e verduras verdes picadas, bem finas e pequenas”. O ninho está tanto ao cuidado do macho quanto da fêmea. Eles serão liberados com aproximadamente 90 dias de vida.

Além dos quatro filhotes, outros cisnes devem nascer dentro algumas semanas, já que outro casal está chocando em uma das ilhas do lago, conforme informa o gerente do Departamento de Planejamento e Manejo do Parque (DPMP), Dirceu Falce.

O Parque do Museu Mariano Procópio pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Integrantes do “Clube de Caminhada” têm acesso em horário especial, a partir das 6h.

Cisne negro

De nome científico Cygnus atratus, os cisnes negros, ao contrário de muitas outras aves aquáticas, não têm hábitos migratórios. Eles passam a vida no local onde nasceram e vivem, em média, 25 anos. Formam famílias e ficam juntos durante toda a vida. Os filhotes nascem brancos, e como os outros cisnes passeiam nas costas dos pais quando pequenos, começam a voar após seis meses de idade e ficam adultos a partir de dois anos.


ACESSA.com - Quatro cisnes negros nascem no Parque do Museu Mariano Proc?pio