Padre Fábio de Melo e Irmão Lázaro são atrações da marcha contra as drogas

Evento vai reunir católicos e evangélicos no dia 30 de agosto

Lucas Soares
Repórter
7/08/2014

Juiz de Fora terá uma marcha contra as drogas nas principais ruas do Centro da cidade com shows do Padre Fábio de Melo e Irmão Lázaro. O evento será no próximo dia 30 de agosto e é uma parceria da comunidade católica, juntamente com parte da comunidade evangélica, com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal. São esperadas 100 mil pessoas na caminhada.

Durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, o prefeito Bruno Siqueira falou que a ação faz parte do JF+Vida - Plano Municipal Integrado Sobre Crack, Álcool e Outras Drogas. "É uma parceria envolvendo a prefeitura, a sociedade, a igreja e a Câmara Municipal. Tivemos a compreensão do vereadores que fizeram várias emendas para que pudéssemos, em conjunto, fazer esse grande evento popular, para que possamos confraternizar e mostrar a necessidade de fazer a valorização da vida."

Segundo o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira (foto abaixo, à esquerda), a igreja católica e parte da comunidade evangélica está reunida há mais de um ano para tentar um diálogo interconfessional. "Nós procuramos uma união religiosa, que é possível. O que nos une é muito mais forte do que o que nos separa, a pessoa de Jesus Cristo, a Sagrada Escritura e a Bíblia. Não podemos ficar ligando apenas para aquilo que nos separa. O Senhor nos deu uma lei através de uma oração que ele fez ao Pai. Nosso objetivo é trabalhar juntos, orar juntos, e programar atividades em conjunto em benefício da sociedade. Essa iniciativa de fazer uma marcha contra as drogas, em favor da vida, é a inspiração desse grupo, o Grupo Interconfessional Cristão (GIC). A programação está sendo pensada a partir da oração, das nossas convicções religiosas e encontramos na Prefeitura e na Câmara Municipal o mesmo interesse de combater as drogas. Esse problema invade a casa do católico, do evangélico, do espírita e do ateu. Invade a sociedade, a droga não respeita nada. Precisamos nos unirmos para vencer esse inimigo em comum", diz.

Para o pastor da Assembleia de Deus, Paulo Campos (foto abaixo, à direita), a união entre as comunidades religiosas é um momento histórico. "O que estamos fazendo em Juiz de Fora nunca aconteceu no Brasil. O GIC têm o objetivo de defender a vida. Nós abrimos mão de algumas diferenças que são muito menores do que Jesus Cristo, que é aquele que nos une. Na nossa cidade, independente de credo, religioso ou não, sempre tem um drogado. Se a pessoa não é viciada em droga, ele tem alguém na família que é ou que já foi. E na maioria dos casos a família sofre muito mais do que a própria pessoa. Quando nós vimos o projeto JF+Vida, com o mesmo objetivo nosso, declaramos que Jesus Cristo é uma solução para isso. A marcha não é o nosso principal objetivo. Ela vai conscientizar as pessoas de que ainda há uma porta de saída para isso", garante o pastor.

O evento

No dia 30 de agosto, a partir das 14h, a Marcha vai se concentrar no Largo do Riachuelo, com previsão de sair às 15h30 pela avenida Getúlio Vargas, em direção à Praça Antônio Carlos. Às 17h, haverá o show com o Padre Fábio de Melo e, às 19h, com o Irmão Lázaro. Além dessas apresentações, bandas locais também vão se apresentar. 

ACESSA.com - Padre F?bio de Melo e Irm?o L?zaro s?o atra?es da marcha contra as drogas