Quarta-feira, 17 de junho de 2015, atualizada às 15h37

Vacinação antirrábica começa no dia 6 de julho na zona rural de Juiz de Fora

vacinação

A Campanha de Vacinação Antirrábica de Juiz de Fora será julho, entre os dias 6 e 21. Serão vacinados neste período cães e gatos com mais de três meses. A programação inicial é voltada à zona rural. Ao todo, 19 comunidades serão atendidas pela equipe de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

As doses serão distribuídas em diversos postos das comunidades de Caeté, Toledos, Valadares, Monte Verde, Torreões, Paula Lima, Chapéu D'uvas, Humaitá, Rosário de Minas, Buieié, Taquaral, Estrada de Santana. Sarandira, Pirapitinga, Palmital, Penido, Sítio da Cachoeira, Igrejinha e Dias Tavares.

Na zona urbana, a primeira etapa da vacinação acontece no dia 22 de agosto. É importante que os donos dos animais fiquem atentos à programação.

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura. Apesar de ser conhecida desde a antiguidade, continua sendo problema de saúde pública nos países em desenvolvimento.

A doença apresenta dois grupos básicos de transmissão: o urbano e o rural. O urbano ocorre principalmente entre cães e gatos e é de grande importância nos países do terceiro mundo, e o rural, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.