Rua Santa Rita Uma das menores ruas do centro da cidade, a Santa Rita come?a na Rio Branco e termina na Get?lio Vargas e um tr?nsito movimentado


Renata Solano
*Colabora??o
17/12/2007

Cortada pela rua Batista de Oliveira e caindo no ?nicio e fim pelas avenidas Rio Branco e Avenida Get?lio Vargas, a Rua Santa Rita ? marcada pelo com?rcio e tamb?m pela caracter?stica residencial.

"Em rela??o ao com?rcio vejo cada dia um novo estabelecimento montado por aqui, mas em rela??o ? estrutura f?sica da rua em si, n?o percebo tantas mudan?as. A rua ? excelente para morar porque estou perto de tudo aqui no centro da cidade, mas ao mesmo tempo n?o tem bares e nem tanta bagun?a como as ruas e avenidas principais, por exemplo", conta a advogada e moradora da rua h? 15 anos, Ivone Soares.

E, mais especificamente sobre o com?rcio, o propriet?rio de uma livraria da rua desde 1989, Marcos Fiuza, a conceitua como especializada. "Nessa rua, o grande forte para o com?rcio s?o os restaurantes, as imobili?rias e estabelecimentos relacionados ? sa?de (casas de manipula??o de medicamentos, produtos naturais e cir?rgicos)", enumera.

Marcos relembra, ainda, que a Santa Rita era uma rua que recebia o fluxo de ve?culos da Avenida Rio Branco, ou seja, o sentido de entrada e sa?da dos autom?veis era o inverso ao atual.


"A rua era muito mais calma do que ? atualmente, o tr?nsito era menos intenso e a quantidade de pessoas que circula por aqui cresce em propor??o ao crescimento da popula??o, mas, mesmo assim, n?o ? uma das ruas mais procuradas pelos consumidores, por exemplo, justamente por ter um com?rcio bem segmentado", define Marcos.

Santa Rita A moradora Ivone, lembra, tamb?m, que a Santa Rita ? uma rua pequena se comparada ?s outras do centro da cidade. "A rua Santa Rita come?a na Rio Branco e termina na Get?lio, enquanto outras ruas t?m in?cio na Oleg?rio Maciel ou na Tiradentes e fim na Get?lio Vargas ou at? mesmo perto da pra?a da Esta??o", explica.

E, finalmente para os comerciantes interessados em abrir uma loja nessa rua, Marcos conta que at? o ano de 2005 o com?rcio foi crescente e, nesse mesmo ano, as vendas, que continuam em alta em determinados per?odos, estabilizaram.

Quem foi Santa Rita de C?ssia?

Santa Rita de C?ssia A rua ? homenagem a mais uma das muitas personalidades admiradas pela Igreja Cat?lica, Santa Rita de C?ssia. Sua hist?ria ? recheada de lendas que, por falta de explica??o, foram consideradas miraculosas.

Rita, nasceu em 1381, era filha ?nica de Antonio Lotti e Amata Ferri, foi casada com Paolo Mancini, um homem r?spido, autorit?rio e orgulhoso e teve dois filhos g?meos: Giacomo Antonio e Paolo Maria.

A mulher foi beatificada em 1627, ocasi?o em que seu corpo foi encontrado no mesmo estado em que estava no momento de sua morte, ocorrida h? mais de cento e cinq?enta anos.

Seu corpo, desde 18 de maio de 1947, repousa no Santu?rio, numa urna de prata e cristal fabricada em 1930. Conta-se que as vestes que lhe serviam de mortalha est?o t?o perfeitas como no dia em que a envolveram. Atualmente, os visitantes podem sentir um doce aroma proveniente de seu corpo.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.