Sexta-feira, 27 de março de 2009, atualizada às 12h
No próximo sábado, dia 28 de março, os governos, as empresas e a população de todo o mundo preparam uma campanha para demonstrar preocupação com os efeitos causados pelo aquecimento global. Entre 20h30 e 21h30, as luzes das casas, prédios, estabelecimentos comerciais e monumentos públicos serão apagadas. Os locais devem ficar iluminados apenas pelas luzes de velas. O projeto Hora do Planeta será adotado pela primeira vez no Brasil este ano. Em Juiz de Fora, os bares e restaurantes associados à Abrasel Regional e o Morro do Imperador seguirão a iniciativa da WWF, ONG responsável pelo movimento.
O presidente da Abrasel, Tiago Zambiasi, espera a adesão de 80% dos estabelecimentos
associados. "O principal intuito da Hora do Planeta em âmbito mundial é começar a mobilizar a
sociedade e o poder público para a reunião em Copenhague, em dezembro, quando os países novamente vão
tentar assinar o novo Protocolo de Kyoto."
Em 2008, a Hora do Planeta atingiu 50 milhões de pessoas. Este ano, a ONG espera alcançar um bilhão de adeptos em todo o mundo. Entre os monumentos brasileiros que vão participar da campanha estão o Cristo Redentor e a Esplanada dos Ministérios, além da Câmara dos Deputados. Eles farão companhia a cartões postais como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Ópera de Sidney.
De acordo com a WWF, no Brasil, o desmatamento das florestas, principalmente Amazônia e Cerrado, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes