Terça-feira, 28 de julho de 2015, atualizada às 08h32

Festival Cultural e Gastronomia de Tiradentes começa no dia 21 de agosto

culinaria

De 21 a 30 de agosto acontece mais uma edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. Há 18 anos, a festa movimenta a economia local, levando a cidade grande variedade de atividades gastronômicas e permitindo aos visitantes desfrutar da riqueza do conteúdo gastronômico do Brasil. O festival se baseia na pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, que já percorreu mais de 60 mil km por 21 estados e o Distrito Federal, mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar.

O resultado desta viagem é levado para a cidade através da presença de profissionais do Brasil inteiro, transformando o conteúdo gerado pelas pesquisas em produto cultural, que será promovido em uma cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia. Exemplo disso é a participação de produtores mineiros de doces, cachaça artesanal e café, que serão apreciados pelo grande público e apresentados a empresários de hotéis, pousadas, supermercadistas do Brasil e bares e restaurantes de Tiradentes, a fim de gerar novos negócios.

A oferta de roteiros gastronômicos complementa as novas opções para os turistas, que poderão conhecer um pouco mais sobre o cenário da cidade de Tiradentes e seu entorno. Uma das possibilidades é a visita a um dos alambiques mais antigos do Brasil, localizado em Coronel Xavier Chaves, a 22 Km de Tiradentes. Atividades que envolvem pequenos produtores e empreendedores da região, beneficiando um número maior de pessoas durante a realização do evento.

Os restaurantes da cidade de Tiradentes também abrem as portas para os participantes do Festival, ao ofertarem cardápios especiais pelo período do evento, através da iniciativa do Tour Gastronômico. A cada ano o número de participantes aumenta, sendo um deles o Restaurante Viradas do Largo, da chef Beth Beltrão,classificado com uma estrela no Guia 4 Rodas.

Os jantares, uma das principais atrações do Festival, serão ampliados. Esse ano, serão 16 jantares assinados em quatro restaurantes locais. Os chefs Rubens Beltrão, do Via Destra, Rodolfo Mayer, do Angatu, Rafael Pires, do Pacco&Bacco, e Tanea Romão, do Kitanda Brasil, serão os anfitriões de chefs como Manu Buffara, de Curitiba, Rafa Costa e Silva, do Rio de Janeiro, Rolland Villard, do Rio de Janeiro, entre outros.

Com quase todos os estado brasileiros já explorados pela Expedição Fartura Gastronomia, há um rico conteúdo a ser compartilhado com os visitantes. Por isso, em 2015, dois novos espaços serão apresentados ao público: o Espaço Aulas Senac será duplicado, nomeado "Norte" e "Sul", e oferecerá diversas aulas gratuitas ministradas por chefs e profissionais de todo o país, ligados à gastronomia; no Espaço Experiência, no Restaurante Pacco e Bacco, chefs e sommeliers serão acompanhados por um pequeno grupo de pessoas no preparo de pratos e harmonizações especiais.

Intercâmbio Inédito entre Festivais

Outra novidade desta edição é o intercâmbio entre as cidades de Tiradentes e Mougins, na França. Cidades que compartilham, além do amor pela cultura e pelas artes, a valorização da gastronomia local, incentivando chefs e pequenos produtores. Realizado na cidade francesa desde 2006, o Festival L'Etoile de Mougins, evento internacional de gastronomia, será protagonista de uma parceria inédita com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes.

A presença, em Tiradentes, de uma comitiva francesa, composta pelos chefs Xavier Burelle (Hôtel de Mougins), Laela Mouhamou (La Brasserie de la Méditerranée), Emmanuel Ruz (Lou Fassum) e Serge Chollet (Le Moulin de Mougins), marca o início deste intercâmbio. Dentre as diversas atividades, os chefs assinarão dois dos jantares exclusivos no restaurante Pacco&Bacco, sendo dois chefs por jantar: Xavier Burelle e Laela Mouhamou e Serge Chollet e Emmanuel Ruz. Os chefs franceses também ministrarão algumas aulas durante o festival.

A segunda parte do intercâmbio acontecerá em setembro quando os chef's mineiros, Fred Trindade (Trindade – Belo Horizonte), Léo Paixão (Glouton – Belo Horizonte), Ivo Faria (Vecchio Sogno – Belo Horizonte) e Rodolfo Mayer (Angatu – Tiradentes) representarão o Festival na 10º edição do festival gastronômico francês.

Gastronomia combinada com música

Dentro da proposta do Festival, de valorizar o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia, o evento apresenta uma rica e variada programação cultural. A 18º edição contará com 83 apresentações artísticas, sendo 21 cênicas e 62 musicais distribuídas em dois palcos.

No repertório musical, Yamandu Costa, convida o Jazz Cigano Quinteto para se apresentar no evento. A Orquesta Ouro Preto, com interpretações de canções da banda The Beatles, e o premiado bandolinista Hamilton de Holanda também estarão presentes. Entre as atrações cênicas, opções para as crianças como a interpretação da história O Pequeno Príncipe, pelo Grupo Girino, e o Folclore do Mestre André, pela Cia. Candongas completam a programação.

ACESSA.com - Festival Cultural e Gastronomia de Tiradentes come?a no dia 21 de agosto