Seus Direitos

Adequa??o do com?rcio Lojistas tem dois meses para se adequarem aos termos do decreto que entra em vigor na semana do Natal

Renato Costa
Rep?rter Trainee
20/10/2006

Foto: ACESSA.com Com?rcio tem at? dezembro para se adequar ao decreto 5.903, de 20 de setembro de 2006. O decreto regulamenta a Lei de novembro de 2004 que disp?e sobre a afixa??o de pre?o nas mercadorias. Segundo o presidente da C?mara dos Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF), Vandir Domingos da Silva (foto), os lojistas j? foram informados por carta pela CDL. "Cada lojista j? sabe da necessidade da adequa??o, ele j? est? ciente da sua responsabilidade", explica.

O Procon afirma que j? vem realizando fiscaliza??o nas lojas. "Estamos fiscalizando mais com um car?ter educativo do que punitivo. Por?m, autuamos os lojistas que s?o reincidentes nas infra?es", ressalta o advogado do Procon, Eduardo Schr?der.

"Lei j? existe, o que vem ? uma adequa??o"
Foto: ACESSA.com

Scr?der tamb?m explica que a obriga??o de afixa??o de pre?os ? lei desde 2004, o decreto que entra em vigor em 20 de dezembro apenas delimita alguns pontos que n?o estavam definidos na lei, como, por exemplo, a localiza??o de leitores ?pticos no m?ximo a 15 metros dos produtos cuja identifica??o dos pre?os ? feita por c?digo de barras, e a afixa??o de cartazes suspensos informando a localiza??o das m?quinas.

Consumidor tamb?m ? fiscal

Schr?der lembra o fato de que o consumidor pode e deve denunciar o com?rcio que desrespeita a lei, deixando de exibir o pre?o da mercadoria ou exibindo de modo incorreto. "O consumidor que se sentir lesado em seu direito deve ligar para o Procon pelo n?mero 156 ou procurar ?rg?o pessoalmente, na sua Sede ou nos Centros Regionais", explica.

Para mais informa?es, o decreto pode ser consultado no site da Presid?ncia da Rep?blica.