Seus Direitos

Procon orienta sobre mudan?as na telefonia fixa Em Juiz de Fora, o mutir?o para esclarecer d?vidas sobre mudan?a na telefonia reuniu cerca de 70 consumidores


Fernanda Leonel
Rep?rter
24/05/2007

Na ?ltima quarta-feira, dia 23 de maio, a Ag?ncia Procon de Juiz de Fora realizou um mutir?o para orientar consumidores em rela??o as mudan?as na telefonia fixa estabelecidas pela Ag?ncia Nacional de Telecomunica?es (Anatel).

O atendimento em massa foi realizado em parceria com a uma operadora de telefonia, que trabalha com a maior fatia do mercado de telecomunica?es no estado de Minas Gerais. Segundo o ?rg?o, de 8h ?s 17h, foram realizados mais de 70 atendimentos para sanar d?vidas relacionadas ?s mudan?as.

Na ag?ncia local do Procon (Avenida Independ?ncia, 992) tamb?m s?o distribu?das cartilhas de orienta??o. O manual informativo foi elaborado pela superintendente do Procon Lea Ganimi e est? dispon?vel gratuitamente para interessados.

De acordo com o Procon, todo cliente tem o direito de solicitar, a partir da implementa??o do servi?o, duas faturas comparativas dos planos dispon?veis, para avaliar seu perfil de consumo e fazer sua op??o.

Isso significa que a primeira conta, a partir da mudan?a, pode vir duplicada com os custos de consumo do cliente nos dois planos. Dessa forma, o cliente vai avaliar em qual deles pagaria menos atrav?s de uma esp?cie de "simula??o".

Principais mudan?as

As tarifas da telefonia fixa ser?o cobradas por minuto e n?o mais por pulsos, a partir do dia 29 de junho, na maioria das cidades mineiras. Os usu?rios v?o ter que optar entre dois planos, escolhendo aquele que melhor se adeque ? descri??o da sua conta telef?nica.

O Plano B?sico ser? a op??o autom?tica do consumidor que n?o manifestar a sua escolha at? a data limite de mudan?a. Neste plano, o consumidor tem direito a 200 minutos de franquia - j? inclu?dos na assinatura - e ? adequado ao consumidor que utiliza a sua linha para efetuar liga?es de curta dura??o (menos de 2 minutos e 30 segundos).

J? o Plano Alternativo ? a op??o com valor do minuto mais barato, cerca de 35% do valor do B?sico. O plano possui 400 minutos de franquia, no entanto, ao completar a liga??o ? cobrado um valor de quatro minutos automaticamente. Isso significa que uma liga??o de um minuto custa o valor de cinco (4 minutos de taxa + 1 minuto de consumo).

Para consumidores que costumam efetuar liga?es locais acima de tr?s minutos (de prefer?ncia muito mais que isso) e conex?o por acesso discado ? Internet, o Plano Alternativo ? o mais indicado.