Sexta-feira, 21 de setembro de 2007, atualizada ?s 18h45

Procon orienta sobre contas em atraso em fun??o da greve dos correios

Priscila Magalh?es
Rep?rter

A greve dos funcion?rios dos Correios de Juiz de Fora j? acabou, por?m em outras cidades do Brasil as ag?ncias continuam paradas e muitas correspond?ncias e contas n?o chegam ao destino a tempo. Segundo a assessoria dos Correios do estado, da carga total de cinco dias de greve, 13% est? parada, ou seja, cerca de 150 mil objetos.

A superintendente do Procon de Juiz de Fora, L?a Ganimi, diz que o consumidor tem a responsabilidade de pagar as contas em dia, mesmo que elas cheguem atrasadas. "Os consumidores devem entrar em contato com os credores para garantirem uma outra forma de pagamento. Algumas empresas est?o prorrogando os prazos", explica.

Por?m, L?a diz que se a empresa n?o oferecer uma alternativa para o pagamento, o consumidor deve procurar o Procon antes do vencimento da conta para formalizar queixa. "O cliente deve levar uma prova de que entrou em contato com a empresa. Essa prova pode ser o nome da atendente o o n?mero de registro do pedido. Assim, ele paga a conta com a multa de atraso e depois pede o ressarcimento da taxa".

Para o caso de compras pela internet e demora na entrega, a superintendente diz que ? responsabilidade da empresa fazer a entrega no per?odo correto. "Se os correios est?o em greve, a empresa deve procurar uma outra maneira de entregar o produto. O cliente pode cancelar o pedido se a utiliza??o da mercadoria n?o for mais conveniente para ele", explica.

L?a acrescentou que essa situa??o ? caracterizada como m? presta??o de servi?o e o consumidor escolhe se aceita a mercadoria em atraso ou n?o.