Liga?es internacionais indesejadas via internet

A cada dia, cresce o n?mero de usu?rios da internet, em todo o mundo, inclusive no Brasil. Fazendo uso de uma linha telef?nica comum e cadastrando-se junto a um provedor de acesso, o consumidor tem acesso direto a uma imensa gama de op?es de informa??o, lazer, cultura, etc, sem sair de sua pr?pria casa.

Navegar pela Internet ? uma experi?ncia muito interessante, mas tamb?m ? necess?rio, assim como nas coisas boas da vida, possuir muitas informa?es a respeito.

Como se proteger desses riscos? H? algumas medidas preventivas que podem diminuir em muito essa possibilidade. O direito ? informa??o clara e precisa sobre os produtos e servi?os ? expressamente garantido pelo C?digo de Defesa do Consumidor. Trata-se de um dever de qualquer fornecedor.

O que se busca ? fazer valer esse direito. Abaixo, algumas dicas bastante ?teis para sua prote??o contra liga?es internacionais indesejadas, pela Internet:

Diante de an?ncios que lhe prometam acesso gratuito a sites er?ticos ou de jogos, por exemplo, pense bem antes de efetuar o "DOWNLOAD 100% GR?TIS" que eles normalmente oferecem. O download, pode n?o ser das imagens, mas do programa que faz as liga?es internacionais! N?o quer pagar por elas? Ent?o n?o fa?a esse download!

Quando seu computador abrir telas perguntando se voc? aceita fazer o download de programas que voc? n?o solicitou, ou n?o conhece, responda n?o.

Alguns arquivos desconhecidos podem realizar essas liga?es automaticamente. Muito cuidado, especialmente se as mensagens estiverem em uma l?ngua que voc? n?o compreenda bem!

Na pasta "Painel de Controle" de seu computador, voc? tem acesso a um item chamado "Op?es da Internet", onde voc? pode desabilitar alguns tipos de arquivos, em sua m?quina, ou, ainda, escolher uma configura??o de "Seguran?a Alta", diminuindo as chances de eles virem a se alojar em seu computador, sem que voc? os perceba.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156