Juiz de Fora ? pano de fundo para contos e cr?nicas Dulce Godinho Pereira lan?a Pelas ruas da cidade e busca mostrar como o ambiente contribui para a forma??o da identidade do indiv?duo


Clecius Campos
Rep?rter
12/03/2009

Em Pelas ruas da cidade, livro da professora e mestre em Teoria Liter?ria, Dulce Godinho Pereira, Juiz de Fora aparece como cen?rio de hist?rias narradas por diversos personagens, que dividem com o leitor, d?vidas, receios e acontecimentos cotidianos. O tema seria corriqueiro, se n?o fosse a inten??o da autora de passar a mensagem de que o ambiente muda o olhar do indiv?duo, atrav?s de ruas, bairros e outros locais conhecidos dos juizforanos.

Para Dulce, uma cidade tem o poder de modificar o comportamento das pessoas. "A forma??o do sujeito se d? tamb?m atrav?s da transforma??o da cidade. ? uma evolu??o m?tua, em que ambos s?o afetados". A escritora afirma, no entanto, que os narradores dos textos n?o falam claramente sobre o assunto. "O que eles fazem s?o an?lises cr?ticas do ambiente. Fica a cargo do leitor fazer essa interpreta??o", diz.

Al?m da quest?o da interpreta??o, o leitor poder? encontrar em Pelas ruas da cidade pitadas da hist?ria de Juiz de Fora. "O livro n?o ? sobre as ruas da cidade e sua hist?ria. O que fa?o ? dar algumas informa?es sobre acontecimentos do passado, como a mudan?a de nome da rua Oleg?rio Maciel, que se chamava rua das Serras ou a enchente que quase destruiu o bairro Manoel Hon?rio, na d?cada de 40", afirma.

Apesar da tem?tica reflexiva, o livro tem p?blico infanto-juvenil e ser? trabalhado em oficinas que Dulce come?a a ministrar a partir de abril, para alunos de 1? a 9? s?rie do Ensino Fundamental, em dez escolas municipais. "O livro tem uma linguagem bem jovial. Pretendo motivar crian?as e adolescentes a gostarem mais da cidade. Isso ? importante para a forma??o da identidade deles".

Lei Murilo Mendes

O projeto Pelas ruas da cidade foi aprovado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo ? Cultura em 2007, mas s? foi lan?ado no ?ltimo dia 7 de mar?o. Este ? o segundo projeto de Dulce aprovado pela lei. O primeiro foi a publica??o do livro infantil A descoberta da Barata Maria, em 2005.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes