Sábado, 31 de janeiro de 2015, atualizada às 8h48

Prefeitura proíbe a venda e consumo de bebidas em garrafa no Carnaval de JF

carnaval

Fica proibida a comercialização e o consumo de bebidas em garrafas de vidro nos locais e proximidades onde acontecerão as festas de Carnaval em Juiz de Fora, segundo o decreto n°12.239, publicado no Atos do Governo, na última sexta-feira, 30 de janeiro. A medida vale entre os dias 31 (sábado) e 18 de fevereiro, durante as programações carnavalescas, que incluem os desfiles das Escolas de Samba, festas da folia, blocos, agremiações e populares na cidade.

Os bares, participantes, estabelecimento e ambulantes que descumprirem a norma serão multados, de acordo com o Código de Posturas do Município, que classifica a infração como de gravidade média. O valor é de R$ 619,10. O texto informa ainda que os fiscais de postura podem solicitar apoio policial para cumprimento da norma.

Regras para o Carnaval de São João del-Rei

A Prefeitura de São João del-Rei também divulgou orientações para os foliões, vendedores ambulantes e dirigentes de blocos e Escolas de Samba, com o intuito de oferecer uma festa mais organizada e com segurança.

Todos os itens seguem as recomendações e normas do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Policia Militar, Bombeiros, e Vigilância Sanitária.

Para os participantes, as orientações são não subir, sujar ou urinar nos monumentos históricos, para a preservação do Centro Histórico. Também evitar de subir nos gramados, escadarias e monumentos históricos. Em caso de atos de vandalismo contra o patrimônio, o folião pode denunciar pelo 190. Os fogos de artifícios sem autorização também são proibidos.

Os ambulantes também devem seguir algumas normas, como não vender bebida alcóolica para menores de 18 anos e não empregá-los para vendas durante as festas de carnaval.Todos devem estar cadastrados e só podem trabalhar com alvará e crachá de identificação. São proibidas a venda de materiais perfurantes, cortantes, garrafas e copos de vidro, spray de espuma e serpentina metálica. Já para os dirigentes de bloco, a orientação é que eles respeitem os itinerários e horários estipulados na programação.

Ainda para os foliões, as dicas são não subir nos caminhões e carros de som, ter cuidado com a rede elétrica, manter distância segura dos veículos de sonorização, se beber, não dirigir, não usar drogas, evitar o uso do carros. Além disso, aproveitar a festa de forma amigável, sem brigas.

ACESSA.com - Prefeitura pro?be a venda e consumo de bebidas em garrafa no Carnaval de JF