Sexta-feira, 27 de julho de 2007, atualizada ?s 14h54

Renova??o do Finaciamento Estudantil vai at? agosto


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Termina em agosto o prazo para a renova??o dos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), ainda na fase de utiliza??o, tanto para bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), quanto os demais estudantes beneficiados pelo financiamento estudantil.

Os bolsistas t?m at? o dia 31 de agosto para providenciar o aditamento dos contratos do FIES referente ao segundo semestre de 2007, de acordo com o Artigo 5? da Portaria n? 1.725, do Minist?rio da Educa??o (MEC).

O aditamento ? a renova??o semestral do contrato de financiamento, que ocorre no per?odo de rematr?cula do estudante e que possibilita o financiamento de mais um semestre.

Para isso, o estudante deve estar regularmente matriculado, ter idoneidade cadastral e estar adimplente com as parcelas trimestrais de juros, na data do aditamento. Tamb?m deve ter, no m?nimo, 75% de aproveitamento acad?mico das disciplinas cursadas no ?ltimo semestre financiado e apresentar a Regularidade de Matr?cula, emitida pela Institui??o de Ensino.

O atendimento para renova??o do contrato nas unidades da Caixa Econ?mica Federal pode ser feito pela internet.

Os estudantes que deixarem de aditar seu contrato, sem que haja explicitamente solicitado suspens?o ou encerramento do financiamento, ter? o contrato suspenso ou, caso j? tenha utilizado a suspens?o, ter? o contrato encerrado.

Segundo dados da Caixa Econ?mica Federal, o FIES j? beneficiou mais de 450 mil estudantes. Hoje s?o 430 mil contratos ativos, somando um investimento de R$ 4,5 bilh?es e 1,5 mil institui?es de ensino superior cadastradas. Em Juiz de Fora, 1235 cadastros est?o ativos.

Novos financiamentos

As institui?es de ensino superior interessadas em participar do processo seletivo t?m entre 1? e 10 de agosto para fazer a ades?o. Para os alunos, as inscri?es do processo seletivo para os pr?ximos financiamentos come?am no dia 27 de agosto. Para se candidatar, ? preciso preencher ficha de inscri??o dispon?vel na internet e imprimir o protocolo preenchido para entreg?-lo na institui??o de ensino em que pretendem estudar. Os interessados t?m at? o dia 28 de setembro para se candidatar.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF