Uma festa em forma de banda: Trio Ternura traz o calor da música carioca para JF

A banda existe há cerca de três anos e é formada por Thiago Martins, Jhama e Dhum. Com canções ecléticas e muita energia, eles estreiam nos palcos de JF

Nathália Carvalho
*Colaboração
2/8/2012

"Deixamos de ser a banda. Agora somos a própria festa". É com essas palavras que o vocalista e guitarrista Jhama define o Trio Ternura, grupo carioca do qual faz parte, ao lado do ator Thiago Martins e do percussionista Dhum Neves. O trio musical traz canções ecléticas, que vão da MPB ao funk, com a proposta de fazer um soul pop original. Eles estão a todo vapor e vêm com tudo para sua primeira apresentação na cidade. O show está marcado para esta sexta-feira, 3 de agosto, na Mansão, e com direito a dobradinha no final do mês, dia 31, no Privilège.

A história da banda é recente. Há pouco mais de três anos, em uma reunião de amigos na casa do ator Bruno Gagliasso, eles se uniram para agitar a festa. Da brincadeira, nasceu a vontade de seguir o rumo profissional. Com apresentações ininterruptas, o grupo traz um repertório eclético e vem agradando públicos de diversas partes do Brasil, como São Paulo, Natal, Brasília e Belo Horizonte.

Agora, buscando expandir ainda mais esse mercado nas Minas Gerais, os cariocas trazem o som para Juiz de Fora. "Estamos ansiosos e com uma forte expectativa para o show de Juiz de Fora. É um lugar que conheci quando trabalhava com outros músicos. Percebi um público animado, bem fiel. Desde então, sempre quis tocar na cidade e contamos com a simpatia desse povo, que é incrível", comenta Jhama em entrevista ao Portal ACESSA.com. Indagado a respeito do repertório, ele garante que o público vai presenciar um show forte e inesquecível, com muita energia. "É bom a galera ir para a festa sabendo que vai sair com a camisa suada. É muita agitação", garante. Animado, Dhum ainda completa. "Ninguém vai ficar parado, eu garanto!"

E, como diz o vocalista, a banda toca de tudo um pouco. Com influência de grandes nomes da música brasileira, como Djavan, Zeca Pagodinho, João Bosco, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Legião Urbana e Kid Abelha, cada um dos integrantes traz consigo um gosto musical próprio, reunindo tendências em músicas de sucesso e autorais. "Tocamos um soul pop, atrelado a vários estilos. Mas o nosso disco tem um perfil voltado para a MPB, com um ritmo mais dançante, romântico." Entre os sucessos, destaca-se a canção Fases do Amor, de autoria de Jhama, que tem embalado as noites do Rio de Janeiro.

Trio Ternura Trio Ternura

Os atores músicos

Os três jovens, além de músicos, são atores e já participaram do grupo de teatro Nós do Morro, no Vidigal, comunidade onde moram, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Thiago Martins está no ar na novela Avenida Brasil, exibida pela Rede Globo. Ele ainda coleciona inúmeras passagens pelo cinema e por outros projetos na televisão e no teatro. Jhama também atua e participou, recentemente, da novela Aquele Beijo, também da Globo. "Comecei cedo na música, logo aos 13 anos de idade, e me formei como ator aos 19. Antes, eu era músico, toquei muitos anos com Jorge Aragão, meu padrinho de carreira e com que aprendi bastante."

Já Dhum Neves iniciou agora sua atividade paralela, dando os primeiros passos na carreira como ator. "Despertei o interesse pela percussão aos 11 anos em um grupo de dança afro. Desde então, participei de vários projetos, incluindo a banda Ki-Prazer, onde fiquei durante sete anos." Ele comenta, ainda, que participou da série Guerra e Paz, da Globo, e de três peças teatrais.

Trio Ternura

E o sucesso na vida artística ajuda a impulsionar o trabalho musical. Segundo Jhama, o fato de Thiago ser uma pessoa pública, além de um artista conceituado, auxilia bastante na projeção da banda. Porém, ele ressalta que "o que nos promove mesmo é a música boa. O ator principal do nosso sucesso é o amor e a alegria. Este grande amor que a gente transmite tocando".

Conciliando a agenda

Uma novela aqui, um show ali e muito trabalho! Com tantos projetos, o grupo trabalha sem parar e segue uma rotina agendada por um empresário, conforme conta Jhama. "A gente sempre tenta organizar tudo de maneira racional. A partir dos primeiros compromissos marcados, conseguimos conciliar para fazer os shows do Trio Ternura. Como temos uma pessoa que cuida de tudo, ficamos tranquilos e procuramos viver esse momento único e especial de sucesso", garante.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Trio Ternura traz o calor da m?sica carioca para JF