ZonaBlue celebra 17 anos de história e muita música

O que começou com uma simples reunião de amigos acabou se transformando em uma das bandas mais consagradas e respeitadas de Juiz de Fora

Andréa Moreira
Repórter
25/4/2013

O ano era 1996; o local, uma casa abandonada de uma antiga fazenda no bairro Jardim do Sol; e a vontade era apenas reunir um grupo de amigos para compartilhar a paixão pela música. Dezessete anos depois, o que começou apenas como diversão acabou se transformando em um ícone da música de Juiz de Fora: o ZonaBlue. "Recordo que compramos uma extensão de 50 metros e pedíamos energia elétrica aos vizinhos para ligar os equipamentos. Nunca poderia imaginar que um dia seríamos referência em Juiz de Fora", revela, emocionado, o vocalista e fundador do grupo, Ricardo Capra.

Além de Capra, a banda, atualmente, é composta por João Reis (guitarra, violões e vocal), Reinaldo Santos (baixo elétrico e acústico), João Cordeiro (bateria), Cristiano Cossinha (teclados e piano). Fiel ao rock nacional dos anos 80 e 90, o ZonaBlue arrasta, a cada apresentação, milhares de fãs não só em Juiz de Fora. "Fazemos shows em Ubá, Rio Pomba, Três Rios e em tantos outros lugares, e sempre temos a casa cheia. Sabemos de pessoas de Belo Horizonte que vêm até Juiz de Fora só para ver nosso show. Isso é muito gratificante para o artista. É a nossa realização", afirma Capra.

As fases

Segundo o vocalista, o ZonaBlue possui três fases. "A primeira é marcada por um grupo de amigos que tinha como único objetivo a diversão. Depois a coisa foi ficando séria, então, tivemos a consciência de que teríamos que nos profissionalizar, começa aí a segunda fase. E, por fim, a banda vira uma empresa, com marca, CNPJ e tudo mais que uma organização precisa. Essa é a ZonaBlue atual. É um hobby que deu certo", destaca.

Deu tão certo que os integrantes atuais conseguem tirar da música sua principal fonte de renda. "A nossa profissionalização fez com que conseguíssemos viver da música. Mas tem o Cristiano, que é engenheiro, e eu, que sou analista de sistema, o que confesso ser minha segunda paixão. Por isso, tenho uma segunda profissão", ressalta Capra.

Os trabalhos

A profissionalização também rendeu ao grupo a gravação de um CD autoral, no ano de 2006, através da Lei Municipal Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Composto de dez faixas, o álbum foi premiado como um dos 20 melhores, entre 10 mil registrados, pelo site bandas de garagem.

Agora, para celebrar os 17 anos de carreira, a banda volta ao estúdio para gravar o segundo trabalho. "Já estamos com as músicas prontas e deveremos começar a gravar nos meses de julho ou agosto. Então, acredito que até dezembro deste ano, no mais tardar, em janeiro de 2014, já estaremos com nosso CD nas lojas", explica Capra, lembrando, ainda, que a música Ficar com Você (confira abaixo), do primeiro trabalho, também compõe o repertório do trabalho atual. "Das dez faixas, resolvemos resgatar esta música, que chega com uma nova roupagem."

Dificuldades e conquistas

A história da banda foi marcada por grandes momentos, como revela Capra. Um deles foi o show acústico que o ZonaBlue realizou em junho de 2007, no Cine Theatro Central. "Não conseguimos comemorar os dez anos da banda, pois meu pai estava com câncer. Então decidimos celebrar nosso 11º ano de existência no Central. Arrecadamos centenas de quilos de alimentos e revertemos parte da renda para a Ascomcer. Foi uma forma de agradecermos a instituição por tudo que ela faz para os pacientes com câncer e, ao mesmo tempo, homenagear meu pai."

Já quando falam das dificuldades, Capra ressalta que a caminhada é diária. "A vida de músico e do artista em geral não é fácil. Falamos que ser músico é 20% inspiração e 80% dedicação. Mas, olhando para trás e vendo tudo que passamos, vejo que valeu a pena", afirma o fundador da ZonaBlue, que destaca os principais motivos da existência da banda. "O apoio dos nossos familiares, da imprensa, dos amigos e daquelas pessoas que lá no início nos cediam energia elétrica para que pudéssemos tocar foi fundamental. Também não estaríamos aqui sem a dedicação de cada músico que passou pelo grupo e, claro, dos que hoje aqui estão. Mas falo que a maior riqueza da ZonaBlue são nossos fãs. Sempre digo: não considero que sejamos a melhor banda da cidade, mas com certeza somos a banda que possui os melhores fãs."

Comemoração

Para celebrar os 17 anos, a banda irá se apresentar neste sábado, 27 de abril, no Cultural Bar, a partir das 23h. O repertório, como sempre, trará o melhor do rock dos anos 80 e 90, como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Blitz, Ira!, Barão Vermelho, Biquíni Cavadão, entre outros.

Fotos: Divulgação ZonaBlue

ACESSA.com - ZonaBlue celebra 17 anos de hist?ria e muita m?sica