Quinta-feira, 14 de agosto de 2008, atualizada ?s 16h46

Festival de Cinema Primeiro Plano j? recebeu mais de 200 inscri?es. Prazo est? se encerrando

Priscila Magalh?es
Rep?rter

As inscri?es para o Primeiro Plano 2008 - Festival de Cinema de Juiz de Fora terminam nesta sexta-feira, 15 de agosto para os participantes da Mostra Competitiva Regional. O Festival j? recebeu 260 inscri?es de filmes de todo o pa?s. Entretanto, nem todos os inscritos enviaram os DVDs, fundamental para que a inscri??o seja validada.

O n?mero de inscritos j? ? superior ao do ano passado, quando 70 inscri?es foram realizadas para as mostras nacional e regional. O coordenador de imprensa do Festival, Carlos Pernisa J?nior, diz que o motivo do aumento ? o espa?o aberto aos filmes digitais que v?o concorrer na Mostra Competitiva Nacional. "At? 2007, s? os curtas em pel?cula eram permitidos", diz.

Para a Mostra Competitiva Regional, filmes em pel?cula e digitais podem ser inscritos. A comiss?o de sele??o vai analisar e decidir quais v?o concorrer. "Pode ser que alguns n?o entrem no concurso, mas sejam encaminhados a uma mostra paralela", explica Pernisa. A sele??o acontece levando em considera??o a minutagem, que n?o pode exceder meia hora, a qualidade da produ??o e a possibilidade de ser exibido para o p?blico.

O Festival acontece entre os dias 27 de outubro e 02 de novembro em Juiz de Fora e todas as exibi?es s?o gratuitas. Os locais para as apresenta?es, discuss?es e oficinas ainda n?o foram definidos. A programa??o tamb?m n?o foi fechada.

A inscri??o deve ser feita pelo site do Primeiro Plano 2008. Os v?deos devem ser enviados para a rua Vieira Lima, 250/302, bairro Bairu, Juiz de Fora - MG. 36050-070.