Terça-feira, 8 de junho de 2010, atualizada às 13h

Viçosa recebe a terceira edição do ViJazz & Blues Festival

Pablo Cordeiro
*Colaboração

De 11 a 13 de junho, Viçosa recebe a terceira edição do ViJazz & Blues Festival, evento que traz para a cidade nomes de peso, como o guitarrista Victor Biglione e o pianista Wagner Tiso. Com preços populares e apresentações gratuitas, o festival pretende atrair os acostumados ao som e o público mais jovem interessado no clássico. 

A organização espera aproximadamente quatro mil expectadores para os três dias de festival. Segundo o gerente do projeto, Amauri Rocha, o destaque desse ano é a diversidade dos artistas e dos estilos apresentados. "Estamos nos inserindo no circuito do jazz & blues. Ao contrário dos anos anteriores [2007 e 2008], as pessoas estão mandando e-mails em busca de informações sobre como chegar a Viçosa. Além dos amantes, também estamos trabalhando na formação de um público da cidade", explica.

O organizador ressalta que, após as edições anteriores, o festival desenvolveu uma chancela de qualidade, sendo este sentimento de confiança a principal ferramenta para o sucesso do evento. "O pessoal confia nas atrações. Na primeira edição tivemos a casa lotada. A população e os estudantes compareceram em massa. No segundo ano, ficou mais selecionado pela restrição de patrocínio e localidade. Mesmo assim, jovens de 16 a 18 anos marcaram presença". Agora para 2010, Rocha aposta nessa integração da cidade com o público universitário, aliado aos preços populares, para o estouro de adeptos. 

Escolha um ou vá em todos

Para os variados gostos, estilos diversificados. Com essa filosofia, o ViJazz & Blues Festival traz atores dessa musicalidade que apresentam repertório do contemporâneo ao mais clássico. Reconhecido como um dos mais conceituados guitarristas de blues em todo o mundo, o angolano naturalizado brasileiro Nuno Mindelis agita com fusion e eletric blues.

Outro destaque vai para o jazz contemporâneo de Fabiano de Castro, que iniciou sua carreira em Juiz de Fora, e mostra para o público todo o encanto da música instrumental brasileira. Também representando Minas Gerais, a banda Rodrigo Nézio & Duocondé Blues, promete um blues de qualidade e de excelência.

Donny Nichilo é o artista estrangeiro convidado, que a partir de muita autenticidade, versa entre os diferentes estilos de jazz, blues e swing. A dupla Victor Biglione e Wagner Tiso traz um estilo musical eclético, misturando bossa nova, rock, jazz e blues. Da região, o pianista Leonardo Marota, natural de Viçosa, junto com um quarteto de músicos, apresenta sucessos de artistas nacionais e internacionais. Também da casa, o Trio Maracá apresenta um repertório recheado de ritmos brasileiros e composições próprias.

Programação

Sexta-feira - 11 de junho
Atração: Donny Nichilo Band e Fabiano de Castro
Horário: 20h
Local: Auditório Fernando Sabino - Universidade Federal de Viçosa
Ingressos antecipados: R$ 20 (meia entrada)

Sábado - 12 de junho
Atração: Wagner Tiso & Victor Biglione e o guitarrista Nuno Mindelis.
Horário: 20h
Local: Auditório Fernando Sabino - Universidade Federal de Viçosa
Ingressos antecipados: R$ 25 (meia entrada)

Domingo - 13 de junho
Atração: Trio Maracá, Léo Marota Quinteto e Rodrigo Nézio & Duocondé Blues
Horário: 20h
Local: Estação Cultural Hervê Cordovil
Entrada gratuita

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF