Greve dos servidores pode adiar formatura na UFJF Ainda n?o h? mudan?a oficial do calend?rio,
mas corpo administrativo prev? reajuste de data

Renata Cristina
Rep?rter
18/06/2007

Marcada para acontecer oficialmente no dia 28 de julho, a cola??o de grau da Universidade Federal de Juiz de Fora pode ser adiada. Embora o calend?rio acad?mico ainda n?o tenha sido discutido pela pr?-reitoria de gradua??o, a greve dos servidores t?cnico-administrativos, que dura 22 dias, j? amea?a diversas atividades programadas para o final do semestre.

"Tudo est? paralisado. O CDARA, secretarias, laborat?rios e bibliotecas. Percorremos hoje diversos departamentos no Campus e a ades?o ? cada vez maior", revela Paulo Dimas, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o da UFJF (Sintufejuf). A emiss?o de documentos, como comprovantes de cola??o de grau, s? est? sendo realizada em car?ter de urg?ncia.

O pr?-reitor de gradua??o, Eduardo Magrone, acredita que ainda ? cedo para falar em reajuste de calend?rio. "Evidentemente, conforme nos aproximamos da data prevista, precisamos avaliar a melhor alternativa. A princ?pio, a formatura ser? mantida", esclarece.

Uma reuni?o entre o comando nacional de greve e o Minist?rio do Planejamento est? marcada para a pr?xima quinta, 21, em Bras?lia. Na pauta, est?o a abertura de concurso p?blico com cinco mil vagas, o alinhamento de tabela salarial e a libera??o de R$ 90 milh?es para implanta??o de um plano de sa?de para os servidores. Em Juiz de Fora, uma assembl?ia acontece na quarta, dia 20, no Restaurante Universit?rio Centro.

A greve dos servidores t?cnico administrativos j? atinge 43 universidades federais, de um total de 47. Al?m do reajuste salarial, a classe pretende garantir o direito de greve, abalado pelo projeto de lei, que prev? novas regras para greves no funcionalismo p?blico.

O grupo reivindica, ainda, igualdade de direitos entre servidores ativos e aposentados e a retirada do Projeto de Lei Complementar PLP 01/07 do Congresso Nacional - considerada por eles como uma proposta que limita o crescimento real da folha de sal?rios dos servidores em 1,5%, assim como gastos com recursos humanos no servi?o p?blico. A greve tamb?m acontece contra a proposta de transforma??o dos hospitais universit?rios em funda?es estatais de direito privado.