Sexta-feira, 16 de maio de 2008, atualizada às 10h20

Lar de Laura faz baile beneficente em prol do término das obras para a nova sede


Marinella Souza
*Colaboração
foto da antiga sede do Lar de Laura
ACESSIBILIDADE:
Ouça a matéria
Em arquivo:

Interessados em ajudar a sociedade beneficente Lar Espírita de Laura a concluir as obras da nova sede podem participar do baile beneficente acontece no próximo sábado, 17 de maio, às 23 horas no Clube Dom Pedro.

A renda do baile, que acontece todos os anos, dessa vez vai ser para o término da nova sede, em terreno localizado à rua Diva Garcia, nº 2530 - Linhares.

A presidente da instituição, Maria do Carmo Ribeiro, garante que a festa anual dá um excelente retorno social. "Com o baile conseguimos fazer com que o Lar de Laura fique em evidência e chame a atenção das pessoas para a nossa causa. Graças à Deus temo muito apoio de grandes empresas da cidade e também da mídia local. Isso é muito importante para nós".

O Lar de Laura é uma instituição beneficente voltada para a inserção de crianças abandonadas ou vítimas de maus-tratos em famílias substitutas ou mesmo nas biológicas, quando isso é possível. Essas crianças, de zero a seis anos, são encaminhadas ao Lar pela Vara da Infância e pelo Conselho Tutelar. No Lar de Laura, elas são tratadas com individualidade e cada uma tem o seu espaço.

Maria do Carmo conta que, em oito anos de funcionamento, o Lar de Laura já conseguiu famílias substitutas para 38 crianças, incluindo, grupos de irmãos negros em idade tardia."No Brasil, isso é um grande feito porque as pessoas só procuram por bebês brancos e quase nunca querem adotar irmãos", comemora.

O Lar de Laura está temporariamente fechado porque, segundo Maria do Carmo, ficou difícil manter as despesas da casa sem o apoio do município, mas com verba recebida pelo Governo do Estado, as obras para a nova sede estão em andamento e a expectativa é que seja reinaugurada em outubro, mês em que se comemora o aniversário de Laura.

Para que isso seja possível, Maria do Carmo pede o apoio do empresariado local para realizar o paisagismo e o alambrado do Lar de Laura. "Precisamos cercar o lugar para dar mais segurança e também humanizá-lo para que as crianças se sintam acolhidas, como em uma casa de verdade", explica.

Em relação à infra estrutura, Maria do Carmo revela que o Lar nunca passou necessidades graves quanto à alimentação e vestuário para as crianças, porque a sociedade ajuda a abastecê-lo. "Quando a gente precisa é só pedir que as pessoas nos ajudam. Temos bastante roupas para as crianças que receberemos quando a obra ficar pronta, estão todas catalogadas. A sociedade sempre nos ajuda", diz.

O ingresso do baile custa R$ 40** e dá direito a uma mesa e coquetel quentes e frios. A festa que, segundo a presidente, vai ser "como um baile de formatura", vai contar com a animação da banda Zaga.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

**Preço cedido em maio de 2008