Reunião para votar o Reuni

Por

Estudantes impedem a vota??o do Reuni Alunos invadiram a reuni?o do Conselho Universit?rio (Consu) e impediram a vota??o do plano de a??o de reestrutura??o e expans?o das Universidades


Priscila Magalh?es
Rep?rter
19/10/2007

Os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) invadiram a reuni?o do Conselho Universit?rio (Consu), que acontecia no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAM), nesta sexta-feira, 19 de outubro. Com isso impediram a vota??o do do plano de a??o de reestrutura??o e expans?o das Universidades, o Reuni. "Os estudantes entraram quando a reuni?o se encaminhava para a vota??o. Ainda n?o existe uma nova data para que ela aconte?a", diz o coordenador geral do DCE, Fabr?cio Linhares.

A maioria dos estudantes chegou ao local em dois ?nibus usando apitos, tambores, faixas e gritando para protestar contra a aprova??o das propostas da UFJF. "Somos contra o Reuni nacionalmente e contra as propostas da UFJF, que se enquadram no Reuni. O decreto foi lan?ado em abril e as universidades tiveram at? este m?s para entregarem. ? imposs?vel pensar uma reforma com pouco tempo", diz Fabr?cio.

"Educa??o n?o ? mercadoria" foi um dos gritos dos estudantes para mostrar a posi??o contr?ria ao projeto, que, segundo Fabr?cio, foi feito de forma antidemocr?tica. "N?s queremos que haja um plebiscito para que professores, estudantes e funcion?rios possam participar e opinar, mas, at? agora, a reitoria negou, porque sabe que se fizer, vai perder".

O reitor e presidente do Consu, Henrique Duque, achou a invas?o dos estudantes lament?vel. "Fiquei muito triste em ver os estudantes invadindo uma reuni?o do ?rg?o m?ximo, com ofensas ? presid?ncia da rep?blica. A manifesta??o faz parte, ? democracia, mas a invas?o n?o".

O reitor diz que suspendeu a reuni?o para preservar o patrim?nio do MAM e evitar outro tipo de atitude dos estudantes. Ele acrescentou que a universidade ouviu os estudantes, mas o problema ? que eles s?o contra o decreto. "Quando algu?m n?o gosta de alguma coisa, apresenta propostas para melhorar. Eles n?o fizeram isso, n?o apresentaram nenhuma alternativa. Eles simplesmente s?o contra", acrescenta Duque.

Sobre o projeto da universidade para o Reuni, o reitor afirma que n?o ? um projeto ousado. "Mas todo plano que vamos fazer precisa ser grande. Um investimento como este, na educa??o, nunca foi feito. ? uma forma de inclus?o social, de trazer mais estudantes para a universidade. Se fosse ruim, as melhores universidades do pa?s n?o estariam aderindo tamb?m".