Corredor Cultural terá 120 atrações em três dias

Evento custará R$ 250 mil aos cofres públicos. Programação será aberta com o show da Banda do Síndico, no dia 25 de maio

Jorge Júnior
Repórter
10/5/2012
corredor

Juiz de Fora terá 120 atrações em três dias. A programação faz parte do Corredor Cultural, que ocorre nos dias 25, 26 e 27 de maio, com opções de teatro, dança, cinema, música, artes visuais, literatura, recreação, artesanato e cortejo, totalizando 42 horas de arte e cultura, com atividades gratuitas para a população da cidade, sendo que apenas duas serão pagas. O evento integra a programação (confira) comemorativa do aniversário da cidade, que completa 162 anos, no próximo dia 31, e custará R$ 250 mil aos cofres públicos.

Para o superintendente da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Toninho Dutra, a cada ano a cidade tem aprimorado, com êxito, as festividades culturais do município. "A cada ano, o Corredor Cultural tem conseguido agregar mais valor para a região. Este ano, teremos uma programação ainda mais robusta do que nos anos anteriores", destaca. A abertura da maratona será feita pela Banda do Síndico (RJ), na Praça da Estação, às 20h.

Além de artistas locais, o Corredor Cultural terá atrações de grandes centros, como o Cortejo com Bonecos Gigantes de Olinda (PE), o grupo Russo Jazz Band (SP), Seu Chico (PE) e a Família Rodrigues (Jair Rodrigues, Jairzinho e Luciana Mello – RJ). Como nas edições anteriores, há opções para todas as faixas etárias e nos mais variados estilos, visando a atender a pluralidade de interesses do público juiz-forano. Além dos espaços fechados e abertos como praças e parques do Centro, outras localidades serão contempladas com as atividades. "No ano passado foram três bairros, este ano serão cinco: Santa Paula, Benfica, Furtado de Menezes, Manoel Honório e São Benedito [ver mapas]."

Sustentabilidade

Este ano, o evento adota o conceito de sustentabilidade, oferecendo atividades voltadas para a conscientização em relação ao meio ambiente. O Corredor Sustentável será realizado na Praça Antônio Carlos, sábado e domingo, 26 e 27, das 9h às 22h. Está programada uma exposição com obras de arte e peças de decoração produzidas a partir de sucata e a disponibilização de recipientes para recolhimento de pilhas, baterias e latas de alumínio.

Os materiais tóxicos serão destinados a instituições que atuam na área, enquanto as latas serão doadas para as associações de catadores de papel da cidade. Além disso, dez carrocinhas de catadores de materiais recicláveis serão grafitadas para exposição no Corredor Sustentável. "É importante que as pessoas levem material eletrônico, pilhas, garrafas pet e óleo de cozinha, para serem recolhidos", lembra.

Corredor do Skate e Slackline

Outra novidade neste ano é o Corredor do Skate e Slackline, sábado, 26, na rua Marechal Deodoro, entre a avenida Rio Branco e a rua Batista de Oliveira, no Centro. A atividade terá participação da Associação Juiz-forana de Skate e a Orangotango Slackline. Em 2012, o público poderá conferir a Mostra de Arte Urbana do Programa Gente em Primeiro Lugar, das 9h às 12h, também no sábado, na Praça Antônio Carlos, com apresentações de dança, grafite, música e teatro de crianças e adolescentes atendidos no programa da PJF, cujo eixo Cultura e Cidadania é coordenado pela Funalfa.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Corredor Cultural ter? 120 atra?es em tr?s dias