Sexta-feira, 28 de setembro de 2012, atualizada às 16h30

Show do Quinteto São do Mato encerra a programação da Primavera dos Museus

Da Redação
Quinteto São do Mato

O show da banda Quinteto São do Mato vai encerrar a programação da 6ª Primavera dos Museus neste domingo, 30 de setembro, às 16h, no Museu Mariano Procópio. A atração engloba o projeto Música no Parque, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A Primavera dos Museus ocorre anualmente nesta estação do ano e, segundo informações da assessoria, tem o objetivo de sensibilizar para o debate sobre assuntos da atualidade. Em 2012, o evento do Ibram tratou A Função Social dos Museus. Durante dez dias, a Fundação Museu Mariano Procópio ofereceu ao público, gratuitamente, uma programação diversificada, convidando a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema.

O Quinteto

O grupo é formado pelo compositor Chadas Ustuntas, no violão de 11 cordas e saxofones; Nara Pinheiro, na flauta transversa; Márcio Glelber, no violão e acordeom; Maíra Delgado, na percussão; e Henrique Nogueira na bateria e tambores. Conforme informações da própria banda, com cinco anos de história, o Quinteto nasceu do encontro de duas culturas: a brasileira e a turca. Seus integrantes fazem parte de uma geração de artistas que desenvolve uma linguagem musical contemporânea, dando espaço à diversidade de estilos, marcada pela liberdade e espontaneidade.

Suas apresentações trazem composições do violinista Chadas Ustuntas, músicas de Moacyr Santos, Baden Powell, Edu Lobo, em que os arranjos criados pelo grupo misturam ritmos brasileiros, toques africanos, música latina e cigana, tendo a improvisação como a linguagem que envolve diferentes estilos. De 28 de agosto a 3 de setembro deste ano, o grupo realizou cinco shows internacionais, sendo um na Espanha e quatro na França.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Quinteto S?o do Mato encerra programa??o da 6? Primavera dos Museus