Sábado, 20 de outubro de 2012, atualizada às 11h15

Funalfa abre edital para ocupação de galerias e sala de encenação do CCBM


Da Redação
Galeria

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) recebe, a partir da próxima segunda-feira, 22, as inscrições para ocupação das galerias Heitor de Alencar, Celina Bracher, Arlindo Daibert e Narcisse Szymanowski e para a Sala de Encenação Flávio Márcio, do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), no período de fevereiro a julho de 2013.

As inscrições terminam no dia 16 de novembro e podem ser feitas gratuitamente no CCBM, localizado na avenida Getúlio Vargas, nº 200, no Centro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17, ou pelos Correios. Os editais e as fichas de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura de Juiz de Fora. O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro.

Galerias de arte

No caso das galerias, a concorrência é aberta a artistas e curadores de todo o Brasil, que não tenham realizado o mesmo projeto no ano anterior. A assessoria da Funalfa destaca que é desejável que as propostas tenham características como qualidade plástica, caráter inovador frente ao histórico profissional do artista, obras inéditas na cidade, ser claramente conceituado e adequado ao espaço pretendido. É necessário apresentar currículo artístico do participantes, texto detalhado sobre a proposta, além de fotografias. Os projetos para a Galeria Narcisse Szymanowski deverão ser prioritariamente de fotografia. Os portfólios serão avaliados por uma Comissão de Seleção, com representantes da área de artes visuais, coordenada pelo CCBM.

Aos contemplados, o CCBM dará apoio para montagem e desmontagem da exposição, divulgação do evento nos meios de comunicação, impressão de 500 convites para todas as exposições, sendo 300 para o artista e 200 para o CCBM, além da confecção do texto crítico de apresentação do trabalho em vinil adesivo. Os artistas terão seus trabalhos expostos em um período de 27 dias, com abertura às quintas-feiras e encerramento aos domingos.

Sala de encenação

O edital de ocupação da Sala de Encenação Flávio Márcio é aberto à pessoa física ou jurídica que apresente projeto nas áreas de teatro, música, dança e outros eventos. As propostas devem ser encaminhadas em três vias – uma original e duas cópias xerografadas –, contendo ficha de inscrição devidamente preenchida, liberação dos direitos autorais e do Juizado da Infância e da Juventude, quando necessário, documentação de pessoas física ou jurídica, amostragem de trabalhos anteriores, comprovados por meio de peças gráficas, recortes de jornal e outros documentos.

A seleção será feita por profissionais das áreas de teatro, música e dança, sob coordenação do CCBM. Serão avaliados: qualificação do projeto, pesquisa de linguagem inovadora, adequação ao espaço físico da sala, ao perfil do público alvo e ao estilo musical proposto, viabilidade do cronograma para execução do projeto perspectiva de contribuição para o enriquecimento sociocultural da cidade e potencialidade para atrair público. O CCBM fornecerá os ingressos e o borderô, apoio na divulgação, equipamento de som e luz.

ACESSA.com - Funalfa abre edital para ocupa??o de galerias e sala do CCBM