Concurso Cultural do Museu Ferroviário abre inscrições para professore

Por

Concurso Cultural do Museu Ferrovi?rio abre inscri?es para professore
Quarta-feira, 5 de setembro de 2012, atualizada às 12h30

Concurso Cultural do Museu Ferroviário abre inscrições para professores

Da Redação

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Concurso Cultural do Museu Ferroviário de Juiz de Fora. Neste ano, o concurso recebe o título Vagão pedagógico e é voltado para os professores (confira o regulamento). O objetivo é estimular, no universo escolar, o desenvolvimento de propostas didáticas, artísticas e culturais com foco na ferrovia. Poderão participar da concorrência professores do ensino fundamental da rede de ensino de Juiz de Fora (pública e particular).

Até o dia 3 de outubro, os interessados devem apresentar suas propostas, prevendo ações individuais e/ou coletivas para o primeiro semestre de 2013, podendo ser vinculadas a uma única disciplina ou ter caráter interdisciplinar. As ações devem utilizar como recursos didáticos pelo menos uma das seguintes expressões artísticas e culturais: teatro, dança, música, artes visuais, artesanato, literatura, cinema, fotografia, informática e outras mídias.

As propostas podem ser elaboradas no formato de: apresentação artística, evento ou seminário cultural, exposição, ação comunitária e/ou pedagógica, registro de práticas ou memórias, repasse do saber fazer ou qualquer expressão cultural que seja original e tenha como tema central a importância da ferrovia na história do Brasil para o desenvolvimento socioeconômico do país e para a formação da identidade cultural mineira.

Com o formulário de inscrição devidamente preenchido, as propostas devem ser encaminhadas ao Museu Ferroviário/Estação Arte, na avenida Brasil, 2001, Praça da Estação, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Seleção

Uma comissão de seleção com representantes da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), do Museu Ferroviário, da Secretaria de Educação e da classe artística vai escolher as propostas vencedoras. Haverá premiação para os três primeiros colocados: 1º lugar – um tablet ou notebook, 2º lugar – um smartphone e 3º lugar – um celular com mp3 player e câmera fotográfica. O resultado final do concurso será divulgado no dia 19 de outubro.

Os textos são revisados por Mariana Benicá