Canta del-Rei tem inscrições abertas para corais de todo o país

Festival Nacional de Corais, em São João del-Rei, ocorre de 24 de maio a 2 de junho, com recitais, serestas e oficinas

Da Redação
27/2/2013
coral são joão del-rei

O 4º Festival Nacional de Corais de São João del-Rei (Canta del-Rei), que ocorre de 24 de maio a 2 de junho, está com inscrições abertas para coros de todo o país. Os grupos musicais interessados em participar devem se cadastrar no site do evento, onde estão disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição. O valor da inscrição é R$ 100.

No ano passado, considerado pelos organizadores como o de consolidação do festival, a cidade recebeu mais de mil músicos. Para 2013, o evento pretende investir no crescimento e na diversificação das atividades. Serão dez dias de música, e a expectativa é receber 80 corais de todo o Brasil.

Os organizadores explicam que o festival tem a preocupação de integrar entidades, comunidade, arte e academia, promovendo concertos, intervenções urbanas, serestas, encontros e oficinas de preparação de regentes e de cantores. 

Caráter turístico

Segundo o diretor-geral do Canta del-Rei, Adriano Margotti, o evento deve dobrar de tamanho em 2013. A intenção é estender as apresentações durante dez dias, em vez de quatro. "Trabalhamos com um projeto mais completo. Teremos maior número de recitais, além de oficinas para regentes e coralistas e intervenções pela cidade", reforça Margotti, por meio de sua assessoria.     

Adriano também ressalta o caráter cultural e turístico do festival, que promove o intercâmbio de técnica e repertório entre músicos de diversos estados brasileiros. "Pretendemos oferecer cultura de qualidade gratuita para a população e movimentar restaurantes, hotéis e pousadas conveniados, gerando retorno financeiro para o município."

Músico são-joanense é homenageado

O homenageado da quarta edição do Canta del-Rei é Abgar Campos Tirado. O professor e músico são-joanense destaca-se pela sólida carreira e pelas composições para concertos e liturgia. Sua obra foi evidenciada, também, fora do Brasil, em países como Argentina, Estados Unidos, Itália e na Cidade do Vaticano.

ACESSA.com - Canta del-Rei tem inscri?es abertas para corais de todo o pa?s