Quinta-feira, 22 de agosto de 2013, atualizada às 15h40

Festival Nacional de Teatro em JF oferece 96 vagas para oficinas

teatro

A sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora começa na próxima terça-feira, 27 de agosto, e vai até o dia 8 de setembro. Além de oferecer lazer e troca de experiências, o festival apoia a formação artística, oferecendo cinco oficinas gratuitas com profissionais renomados nacional e internacionalmente.

As inscrições para o preenchimento das 96 vagas começam na próxima segunda-feira, 26 de agosto. Os interessados em participar devem se dirigir ao setor de expediente da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A programação pode ser conferida abaixo.

Oficinas

O Ator e um Teatro de Invasão, com Grupo Teatro que Roda, no Museu Ferroviário. Dias 27, 28 e 29/08, das 19h às 23h. Resumo: A oficina ancora-se no conceito de "transferência de aprendizagem motora" e aborda a construção da corporeidade do artista cênico, além das competências que a atividade de rua oferece ao ator em formação.

O Corpo entre a Dança e o Teatro, com Norberto Presta, na Estação Cultural Estúdio de Danças Silvana Marques. Dias 30/08, das 19h às 23h; 31/08 e 1º/09, das 10h às 14h. Resumo: A oficina parte da necessidade de pesquisar o espaço de criação que se produz no encontro entre a dança e o teatro. Propõe um training do ator-bailarino em estado de criação, situando-o como criador dos seus próprios momentos cênicos, construídos a partir de suas vivências e de suas memórias físicas.

Direção: Concepção e Mediação na Cena Teatral, com Rodrigo Portella, no Museu Ferroviário. Dias 31/08 e 1º/09, das 10h às 17h. Resumo: Através de jogos e atividades práticas, a oficina pretende desenvolver parâmetros claros sobre o real papel do diretor na criação da obra teatral.

Dramaturgia Cênica, com Diogo Liberano, no Museu Ferroviário. 03, 04 e 05/09, das 19h às 23h. Resumo: A ideia é pesquisar uma textualidade cênica, fruto do encontro de matrizes textuais e sua expressão cênica. Investigando tanto a escrita dramatúrgica do texto teatral como a presença cênica do ator, a oficina percorre artigos, exercícios, técnicas e treinamentos para uma criação cênica-textual calcada em uma expressão multifocal e polifônica.

Processos Criativos de Figurino, com Bruno Perlatto, no Museu Ferroviário. 7 e  8/9, das 10h às 17h. Resumo: Introdução ao universo do figurino e suas diversas possibilidades. A oficina abordará questões relativas ao processo de criação do figurino, partindo do entendimento do texto, montagem das referências, confecção e finalização.

ACESSA.com - Festival Nacional de Teatro em JF oferece 96 vagas para oficinas