Após um intervalo de cinco anos, o Festival Mulheres no Volante (MnV) volta a reunir a produção artística e cultural feminina em quatro pontos da cidade, entre a segunda-feira (1º) e o domingo (7). A iniciativa que teve sua edição de estreia em 2007 foi viabilizada com o financiamento do Edital Murilão, que é parte do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

A programação que conta com debates, oficinas, mostra de filmes, shows, discotecagens, batalha de Slam e artes visuais urbanas será dividida entre o Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar atrás da Igreja de São Sebastião), o Anfiteatro João Carriço (Paço Municipal – Avenida Rio Branco 2.234), Parque Halfeld e Praça CEU (Av. JK 5.899 – Benfica).

Livre para todos os públicos, a programação é gratuita, mas serão recebidas doações voluntárias de itens de higiene pessoal (absorvente, sabonete, escova, fio e creme dental, lenços umedecidos), além de maquiagem e acessórios de cabelo. O material coletado será doado para a Casa da Mulher de Juiz de Fora.

A abertura do festival ocorre no Teatro Paschoal, na segunda-feira (1º), às 19h, com o debate “Mulheres produzindo cultura hoje: desafios e alternativas,” que terá a participação da diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa Sales de Almeida, além de artistas e produtoras que fazem parte dos 15 anos de história do MnV e outras que estão na cena recente. A ideia, segundo a organização, é compartilhar vivências, refletir sobre o momento atual e inspirar novas produções.
O novo formato, que descentraliza as atrações, tem como intuito democratizar o acesso, levando em consideração que existe uma produção cultural pulsante em todas as regiões. Dessa forma, conforme as idealizadoras do Festival, Tainá Novellino e Bruna Provazi, é possível reafirmar a arte produzida por mulheres e sua diversidade, mesmo diante de um quadro desafiador para o Brasil e o mundo.

Entre as atrações do MnV estão shows com Tata Chama e as Inflamáveis, Blizterin Sun, Inoutside, Laura Conceição e MC Xuxu, além de discotecagem com Amanda Fie & Rosa Martins. Produtoras de arte e cultura independentes apresentarão seus trabalhos na feira, que acontece no Parque Halfeld. Também serão realizadas oficinas culturais e batalha de slam. Um dos destaques da programação é a exibição do documentário “Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres”, de Bruna Provazi e Tica Moreno. O filme mostra as lutas das mulheres por seus corpos e territórios, em toda a sua diversidade de cores, sotaques e amores.

A programação completa do Festival MnV pode ser acessada no site da iniciativa.

Foto: Divulgação Festival Mulheres no Volante

ACESSA.com - Festival Mulheres no Volante tem programa??o cultural gratuita