Equipes da Prefeitura fazem vistorias em locais atingidos pela chuva em JF

Por

Equipes da Prefeitura fazem vistorias em locais atingidos pela chuva em JF
Quarta-feira, 26 de dezembro de 2018, atualizada às 11h12 e às 18h38

Equipes da Prefeitura fazem vistorias em locais atingidos pela chuva em JF

Da redação

Devido as fortes chuvas que atingiram Juiz de Fora na última segunda-feira, 24 de dezembro, as equipes da Prefeitura deram continuidade às vistorias nos locais atingidos. Conforme novo boletim, enviado às 18h30 desta quarta-feira, 26, foram registrados 100 chamados, até o momento, relativos à queda de muro de divisa, deslizamento e alagamento, sendo 74 na região Leste. Somente nesta quarta, 26, a Defesa Civil recebeu 41 ocorrências.

Durante o dia, quase 300 servidores participaram dos atendimentos para minimizar os problemas causados pelas chuvas. Graminha registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 6 horas, 27,34 mm, seguido de Monte Castelo, 23,25 mm e Passos Del Rei, 23,01 mm. O Rio Paraibuna voltou a subir, atingindo 2,10 metros. Até o momento são sete famílias desalojadas.

A campanha organizada pelo Bem Comum e a Arquidiocese está mobilizando toda a cidade. Os postos de recolhimento estão lotados de doação. Na sede da Defesa Civil também já chegaram vários donativos como itens de cesta básica, materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas de cama, cobertores e móveis. Segundo a assessoria da Defesa Civil, as arrecadações prioritárias, neste momento, são de roupa de cama e banho e materiais de limpeza e higiene pessoal.

A Secretaria de Obras realizou limpeza da Rua Vitorino Braga (incluindo lixo e entulho), bairro homônimo, da rua Cesário Alvim, bairro homônimo, e das ruas Itália e José Sobreira, no Linhares. Além disso, foi feito conserto de erosões e limpeza de bocas de lobo em vários pontos atingidos pelas chuvas. A SO também fez a retirada de um veículo caído no córrego Tapera, no bairro Eldorado. Está programado para esta quinta a continuidade dos trabalhos no Vitorino Braga e no Linhares, incluindo a manutenção das bocas de lobo da Rua Vitorino Braga.

A Cesama continua dando apoio ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) na limpeza das vias, além de estar verificando problemas de falta de água e erosões.

As linhas de ônibus que passam pela Rua Cesário Alvim tiveram alteração de itinerário. No sentido bairro/Centro os ônibus estão subindo pela Rua São Bernardo.

O Demlurb já realizou a retirada de 110 caminhões de lama e entulho em locais atingidos pelas chuvas. O trabalho começou às 7h desta terça, 25, e prossegue nesta quinta, 27. O foco das ações é a região Leste, sobretudo Vitorino Braga e Linhares. Além da lama, o departamento também está ajudando a retirar os entulhos que estão sendo depositados por moradores e comerciantes locais, com o apoio de 10 caminhões, três máquinas pá carregadeira e três caminhões pipa. Avenidas e ruas do Centro, como Andradas, Francisco Bernardino, Floriano Peixoto, Sampaio e adjacentes, também receberam limpeza de lixo, entulho e retirada de terra acumulada.