Leanddro Rocha interpretará motorista de vilã em Império

Natural de São João del-Rei e reconhecido em Juiz de Fora, o ator dá vida a Brigel, motorista da personagem vivida pela atriz Lília Cabral

Eduardo Maia
Repórter
22/07/2014
Leanddro Rocha

Em seu primeiro papel em uma novela das nove, o ator Leanddro Rocha (foto ao lado) tem adiante um novo desafio: na novela Império, que estreou na última segunda-feira, 21 de julho, na TV Globo, ele vai dar vida a Brigel, motorista da vilã Maria Marta Medeiros, interpretada na segunda fase pela atriz Lília Cabral. Natural de São João del-Rei (MG), Rocha já morou em Juiz de Fora e, por dez anos, foi professor do CES/JF, lecionando também nas faculdades Estácio de Sá e Machado Sobrinho.

O personagem deve entrar no 18º capítulo, previsto para ir ao ar no dia 9 de agosto. Leanddro adianta que o motorista será uma peça chave na trama para empreender as maldades da vilã. "Ele é um homem de confiança, um motorista do tipo faz-tudo, pau mandado das maldades dela. Maria Marta é casada com o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) e quer uma pessoa para fazer as maldades. Ele tem um passado, que eu ainda não sei comentar se é ruim, só digo que ele é profissional, está ali para fazer o serviço dele", revela.

O ator relata que sua participação na novela é fruto de um contato feito diretamente com o autor Aguinaldo Silva, em que apresentou o seu trabalho. Meses depois, recebeu um convite da produção e foi escalado para o papel. "O trabalho é muito bacana, eu começo a gravar a partir da próxima sexta. O processo é muito legal, estou super bem recebido por uma equipe fantástica, muito profissional, de braços abertos", destaca.

Para o papel, Leanddro afirma que a inspiração vem de referências pessoais. "Construo a personagem a partir das minhas vivências. Embora a gente já tenha visto em muitas novelas motoristas que auxiliassem vilões, tento construir em cima das minhas impressões, a meu modo".

Além do ambiente sofisticado da casa onde reside a personagem Maria Marta, onde atuará também com o personagem Silvano (Othon Bastos), Brigel transitará por outros núcleos, inclusive cômico da novela, contracenando com Ismael (Jonas Torres) e Lorraine (Danni Barros).

Trajetória

Antes da carreira acadêmica e da formação em fonoaudiologia, Leanddro já atuava em trabalhos nas capitais do Rio e de Minas Gerais. "O Teatro foi minha primeira formação, aos 18 anos, quando vim para o Rio. Depois, morei em Belo Horizonte e continuei atuando. Em 1997, retornei para o Rio para fazer faculdade em fonoaudiologia, sempre nos palcos. Em 2001, já formado, fui para Juiz de Fora e comecei a minha carreira acadêmica, sempre direcionando para a estética, para a comunicação, trabalhando essas questões de expressão e linguagem", conta.

Entre outros trabalhos, o ator conta que desde 2013 vem investindo numa nova personagem, uma professora politicamente incorreta. "Através da Dona Catarina, levo para os palcos a relação professor aluno. Ela tem feito um sucesso, é um projeto meu, de transformações na minha vida, vai vir com força total, num monólogo que pretendo fazer em breve."

No momento, a família de Leanddro reside em São João del-Rei, onde ele também assume a função de diretor do Teatro Municipal da cidade. "A princípio, estou no Rio atuando nas gravações, mantendo minha família em São João del-Rei. Continuarei na direção do Teatro Municipal, intercalando com as gravações", garante.

Por mais de duas décadas no palco, o ator não esconde que realizou o seu sonho de atuar na televisão. "São 22 anos em busca disso. Sempre fui muito claro, muito transparente que eu queria era televisão. Fiz vários espetáculos, infantis e adultos, e sempre comentava com colegas que o meu foco era esse e agora estou muito satisfeito ao poder encarar este novo desafio", diz.

A novela Império vai ao ar às 21h05.

ACESSA.com - Leanddro Rocha interpretar? motorista de vil? em Imp?rio