Quarta-feira, 1º de julho de 2009, atualizada às 16h03

Justiça nomeia interventor para Lar Joana de Angelis

Clecius Campos
Repórter

O educador social da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC), Sebastião Nicolau Ventura Filho, assumiu a direção do Lar Joana de Angelis, na manhã desta quarta-feira, dia 1º de julho. Ele foi nomeado interventor do abrigo a pedido da juíza da Vara da Infância e Juventude, Maria Cecília Stephan, que solicitou um nome de confiança à associação.

Ventura foi escolhido pela AMAC por trabalhar há 20 anos como educador social de crianças em situação de risco. Em seu primeiro dia na direção, o interventor não percebeu irregularidades na instituição. "O local está tranquilo e as crianças parecem bem. Estou conhecendo as necessidades do abrigo e criando vínculos com os internos, a fim de tranquilizá-los. O objetivo da minha chegada é permitir que o processo educacional dessas crianças continue normalmente." Ventura fica no cargo por tempo indeterminado.

De acordo com o coordenador do Comissariado de Justiça Infância e Juventude, Maurício Moura, a antiga diretora foi afastada de suas funções no abrigo a pedido do Ministério Público, que aponta irregularidades na administração em 2008 e no primeiro semestre de 2009. A diretora é investigada por cometer maus-tratos, vender donativos e negligenciar cuidados necessários. Uma denúncia apresentada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, desencadeou o processo.

O Lar Joana de Angelis abriga 25 crianças e adolescentes, encaminhados para a instituição por meio dos Conselhos Tutelares e da Vara da Infância e da Juventude.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Mesmo com denúncias de irregularidade, pesquisa indica que situação de jovens e adolescentes abrigados em Juiz de Fora é satisfatória