Quarta-feira, 8 de outubro de 2014, atualizada às 11h50

Juiz de Fora terá obra exclusiva sobre o Carnaval da cidade

Vívia Lima
*Colaboração
Juiz de fora terá sua 1ª obra exclusiva sobre o carnaval da cidade

Juiz de fora terá a primeira obra exclusiva sobre o Carnaval da cidade. No ar: Carnaval de Juiz de Fora Meio Século de Identidade foi escrito pela jornalista Rosiléa Archanjo. O lançamento está marcado para esta quinta-feira, 9 de outubro, às 19h, no Museu do Crédito Real. 

Para escrever o exemplar, foi necessário uma exaustiva pesquisa, para isso, Rosiléa recorreu a jornais antigos, trabalho de estudantes e livros que relatam a cultura juiz-forana. "O livro conta a história do Carnaval na nossa cidade e apresenta a identidade de 14 escolas de samba, com também de grupos tradicionais como a Banda Daki, Domésticas de Luxo, entre outros. Identidade essa que, muitas pessoas não conhecem", explica.

Segundo a jornalista, a obra demorou dois anos para ficar pronta. "Aproveitei o tempo de uma recuperação médica para me dedicar ao meu primeiro trabalho como escritora", diz Rosiléia, destacando que sempre gostou de fazer coberturas carnavalescas e entende como um desafio as agremiações colocarem todos os anos as escolas na rua, mesmo sem dinheiro.

O conteúdo do livro No ar: Carnaval de Juiz de Fora Meio Século de Identidade, além de apresentar a estrutura das escolas de samba, será uma fonte de pesquisa e um registro histórico. "Com o meu trabalho pretendo que essa festa seja reconhecida dentro de Minas e do Brasil." A escritora lembra que na década de 70 o evento foi o melhor de Minas Gerias, e o segundo melhor do Brasil.  

O livro virá acompanhado de um CD com 50 sambas das escolas. No dia do lançamento, será entregue em parceria com o Instituto Cultura do Samba, as Comendas Carnaval de Juiz de Fora Meio Século de Identidade e Instituto Cultura do Samba – Personalidades que valorizam o carnaval de Juiz de Fora."

O Museu do Crédito Real fica na avenida Getúlio Vargas 455, Centro.

*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Juiz de Fora ter? obra exclusiva sobre o Carnaval da cidade