Quinta-feira, 8 de julho de 2010, atualizada às 16h34

Formandos em artes visuais e música fazem exposição em Muriaé

Carolina Gomes
Repórter

Quinze alunos das turmas da Escola Municipal de Artes Visuais e de Música de Muriaé participaram, nesta quinta-feira, 8 de julho, da formatura em Música e em Artes Visuais. Do total, foram quatro formandos na primeira modalidade e 11 na segunda.

Durante a solenidade, realizada no Teatro da Fundação de Cultura e Arte (Fundarte), os alunos receberam os certificados e tiveram oportunidade de apresentar alguns trabalhos, frutos do aprendizado ao longo do curso. O evento contou com apresentação de números musicais, além da abertura de exposição.

A coordenadora pedagógica do projeto, Alessandra Sexto Bernardes, explicou que o curso de artes visuais teve duração de dois anos, já o de música foi realizado em quatro anos.

A exposição inaugurada nesta quinta contém seis trabalhos de pintura e desenho de cada aluno. Entre as obras estão releituras, reproduções de obras famosas e criações próprias. Além disso, estará disponível ao público uma minibiografia de cada aluno, a qual relata a trajetória do formando ao longo de todo o curso. A exposição vai até o dia 15 de agosto e fica aberta ao público no período de 7h30 às 11h30 e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Cursos

Além dos cursos de artes visuais e música, também são oferecidos ao público em geral cursos como teatro e dança. Qualquer pessoa, desde que seja maior de 8 anos, pode participar. Apenas no caso do curso de dança são aceitas inscrições de crianças e adolescentes de no máximo 16 anos.

Segundo Alessandra, o objetivo principal do projeto é permitir que a população tenha acesso à cultura, o que contribui, inclusive para a formação de artistas e de público. "Promovemos a vivência e presença cultural. Mas não se trata de um curso profissionalizante." A coordenadora explica que os alunos que se destacam em determinada área são encaminhados para uma escola onde possa estudar de forma aprofundada o foco de sua aptidão.

Os cursos são gratuitos, sendo facultativa a contribuição mensal no valor de R$ 10 para a compra de materiais. A carga horária é de aproximadamente duas horas diárias, durante dois dias da semana.