1ª Bienal do Livro terá 60 horas de programação cultural em Juiz de Fora

A interação de pura literatura local e nacional acontece entre os dias 14 e 19 de junho, das 9h às 22h, com entrada gratuita, no Independência Trade Hotel


Angeliza Lopes
Repórter
24/05/2016
foto

Cerca de 60 mil visitantes são esperados durante os seis dias da 1ª Bienal do Livro de Juiz de Fora, no Independência Trade Hotel. A interação e divulgação de pura literatura local e nacional, com o tema 'Abrindo Novas Páginas para a Vida', ocorre entre os dias 14 e 19 de junho, das 9h às 22h, com entrada gratuita. Para abrir a programação estarão presentes em uma mesa redonda os escritores premiados Luiz Ruffato e Sheyla Smanioto, às 14h. O tema será como trabalhar a literatura infantil para a construção de um leitor, com questões voltadas para a sociedade e a leitura.

Os amantes das novidades literárias poderão folhear livros expostos nos 2.600² de área ocupada por 45 estandes das mais importantes editoras, livrarias e distribuidoras do país. Serão 60 horas de programação cultural com lançamentos, seis mesas redondas, oficinas, tarde de autógrafos, encontro com autores, exposições e contadores de histórias.

Segundo a organizadora Cristina Sena, da Signa Eventos, responsável pela iniciativa e realização da bienal, a intenção é trazer para o município um evento literário já comum em grandes centros, se adequando às especificidades locais. "Como todo primeiro evento, tivemos as dificuldades, mas com as parcerias será possível tonar realidade a bienal na cidade, que se manifesta com mercado potencial. Queremos reunir todas as manifestações, transformando este centro em uma grande festa literária", afirma Cristina.

Outra discussão já certa na sequência de mesas redondas será sobre a Lei Murilo Mendes, com uma visão sobre como pensar, escrever e colocar no mercado novas produções literárias. As escolas também são o grande alvo do evento, que abrirá espaço para a participação nas oficinas de turmas de colégios públicos e privados, com agendamento prévio pelo Bienal do Livro JF ou pelos telefones (32) 3217-6538 e 98886-2966.

Cristina também destaca a participação do público nas redes sociais, com pedidos de tardes de autógrafo com autores conhecidos. "Mesmo com o tempo curto, estamos abertos a receber sugestões de novos trabalhos e de opções de autores mais esperados, como foi o caso da escritora Carina Rissi, que recebemos solicitação pelo Facebook. Serve como termômetro sobre o que está sendo pedido".

A Livraria Arco Íris e Franco Editora também vão oferecer uma programação de literatura infantil, com a oferta de mesas de debate, oficina de origami a partir do livro 'Ar doce ar', 'Mãe terra', Água-viva' e 'Planeta menos', além de contação de histórias de vários autores.

Outros escritores de sucesso confirmados para tarde de autógrafos são Chris Melo, Patrícia Barboza, Graciela Mayrink, Maurício Gomyde e Gustavo Rosseb. Já para as mesas estarão presentes Eduardo Monsanto, Gustavo Krause, Paulo Henriques Brito e diversos nomes destaque da região. A programação completa será divulgada em breve pela organização. A bienal da cidade também tem parceria com Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Câmara Mineira do Livro (CML) e já faz parte do cronograma oficial de bienais do país.

Nos dias os visitantes também poderão aproveitar um encontro de food trucks e bike trucks com diversidade de sabores próximo ao hotel.

Livrarias

Já estão confirmadas as presenças das livrarias Palavras e Idéias, Ca d'Ori, Arco Íris, além das editoras Intríseca, Sextante, Record, Novo Conceito, DSOP, Ediouro, HaperCollins e Girassol. Também estão confirmadas editoras locais Gryphon, Editar.


ACESSA.com - 1? Bienal do Livro re?ne 60 horas de programa??o cultural em Juiz de Fora