Sábado, 22 de outubro de 2016, atualizada às 9h30

Festival de Teatro: Funalfa abre inscrições para quatro oficinas de formação

Da redação

Oitenta e cinco vagas em quatro oficinas de formação e aperfeiçoamento são oferecidas na programação do 10º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora. As inscrições abrem na terça-feira, 25, e seguem até 28 de outubro. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), na avenida Getúlio Vargas 200, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de participação é de R$ 20 por oficina.


Promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa, o festival acontece entre 28 de outubro e 6 de novembro, oferecendo ao público 24 apresentações de 15 espetáculos e quatro oficinas. A programação completa pode ser conferida na página do evento no Facebook.

Oficinas

Improvisação: “Relações Verdadeiras”
Oficineiro: Leo Cunha
Dias: 29 e 30 de outubro
Horário: das 9h às 14h
Local: Museu Ferroviário
Vagas: 25 vagas
Descrição: Abordará suas pesquisas desenvolvidas com atores em processo de construção dramatúrgica, a partir da presença do ator - Emitir energia - Construção de um corpo vivo - A improvisação na preparação e na prontidão do corpo do ator - O jogo entre os atores e a troca de energia.
 
Transformação: O Teatro Espiritual
Oficineiro: Hugo Moss e Thaís Loureiro (co-fundadores da Michael Chekhov Brasil)
Dias: 31 de outubro a 3 de novembro
Horário: das 10h às 13h
Local: Museu Ferroviário
Vagas: 20 vagas
Descrição: Oficina introdutória que explora os princípios que um ator emprega ao se transformar através da técnica Michael Chekhov. Transformação é um elemento fundamental para qualquer ator e o que todo artista almeja: transformar-se, transformar uma plateia e o mundo à sua volta. Os participantes exploram uma rica série de ferramentas e princípios dinâmicos da técnica Michael Chekhov.
 
Cenografia: uma abordagem em novos espaços de representação
Oficineiro: Daniele Geammal
Dias: 3 a 5 de novembro
Horário: das 8h30 às 13h30
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Vagas: 16 vagas
Descrição: O objetivo da oficina é fazer uma análise dos espaços, convencionais ou não, entender a relação entre a arquitetura e a cenografia, como elementos de comunicação para a cena, em diversos contextos, e projetar, a partir de exercícios práticos, novas possibilidades de utilização e cenografia de espaços não convencionais, aqueles que não foram previamente projetados para a apresentação de um espetáculo.
 
Construção de microcenas hiperdramáticas
Oficineiros: Marcos Bavuso e Tairone Vale
Dias: 31 de outubro e 2 de novembro
Horário: das 9h às 12h
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
Vagas: 24
Descrição: Utilizando exercícios e induções hiperdramáticas, onde mesclaremos ficção com histórias pessoais dos alunos, construiremos microcenas a serem apresentadas ao final da oficina.

Com informações da PJF