Intervenção artística valoriza literatura e arquitetura juizforanas 

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
18/01/2017

Quem passar pelo Centro de Juiz de Fora nesta quarta-feira, 18, pode observar uma cena curiosa: bancos e tablados de madeira cobertos de livros ocupam a Praça João Pessoa, em frente ao Cine-Theatro Central, convidando a população a tirar um momento da correria cotidiana para uma breve leitura. Trata-se da intervenção artística "Cartografias Poéticas", que reúne trabalhos literários de autores juizforanos aliados a fotos antigas e atuais da cidade.

A exposição foi idealizada pela arquiteta Isadora Monteiro, como parte do trabalho de conclusão do curso de Arquitetura da UFJF. "O objetivo é inserir, num lugar muito cotidiano do juizforano, uma coisa que é fora do comum, pra chamar a atenção para a literatura sobre Juiz de Fora e produzida aqui", explica Isadora. "As pessoas podem ter contato com o olhar de poetas que viveram em outras épocas – e de pessoas que vivem agora e têm um olhar diferenciado – e começar a se identificar com a cidade de uma maneira nova."

Até as 20h desta quarta, os pedestres podem se acomodar à vontade na "sala de leitura urbana", como define a arquiteta, e folhear por obras de autores como Affonso Romano de Sant'anna, Wilson de Lima Bastos e Manuel Bandeira, exaltando a beleza e a cultura da cidade. Em pequenos monóculos, podem ser vistas fotografias antigas e atuais da cidade, associadas a poemas de autores locais. Um varal de poesias e instalações também faz referências a poemas sobre a cidade. "Além de colocar as pessoas em contato com a produção literária daqui, a proposta é que elas comecem a olhar para Juiz de Fora com outros olhos", afirma Isadora.

ACESSA.com - Interven??o art?stica valoriza literatura e arquitetura juizforanas