Segunda-feira, 30 de maio de 2011, atualizada às 12h58

UFV reserva 80% das vagas no processo seletivo para candidatos do Sisu

Da Redação
Pessoa escrevendo no caderno

O processo seletivo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) passará por mudanças. A partir de agora, 80% das vagas nos cursos de graduação oferecidos serão preenchidas por intermédio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Os outros 20% serão reservados aos candidatos que participam do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases).

Anteriormente, as vagas destinadas aos candidatos que optam pelo Sisu totalizavam 20%. A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, informou, por meio da assessoria de comunicação da universidade, que a decisão dos conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão representa um passo importante para a democratização do acesso ao ensino superior. Segundo ela, ao mesmo tempo em que amplia as opções para candidatos de diferentes pontos do país, contempla os candidatos da região, com a manutenção do Pases.

Enem vai substituir Pases III

A terceira etapa do Pases será substituída pela nota obtida pelo candidato no Enem. Segundo análises da UFV, estudos indicam que não existem diferenças significativamente entre o desempenho do candidato no exame seriado e no Enem. O Pases acontece ao longo do ensino médio, em três avaliações e possibilita ao candidato a oportunidade de conhecer melhor a universidade e familiarizar-se com os processos seletivos.

Entenda o Sisu

O Sisu utiliza notas obtidas pelo candidato nas provas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após saber a pontuação, o candidato entre no sistema do MEC e escolhe a instituição e curso pretendido. O sistema oferece opções para que o candidato possa ir modificando a demanda. No entanto, é fundamental que ele se apresente para a matrícula em caso de seu nome constar na primeira chamada. Caso contrário, o candidato estará excluído do processo.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken