Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017, atualizada às 15h

Tiago Sarmento lança novo álbum Folk It!

Angeliza Lopes
Repórter
foto

Dia chato, rotina do trabalho, pressão e problemas... que se 'Folk It!' Tiago Sarmento revela em seu terceiro álbum, os mínimos prazeres possíveis em meio ao caos das vidas de pessoas comuns. Com 15 faixas, o novo trabalho do cantor e compositor expressa mais um sentimento do que uma mensagem. “Viver é isso, estamos sempre cheios de problemas, mas podemos extrair prazer das coisas mais simples, como tomar uma cerveja ou um vinho com um amigo, família, galera, um amor”.

Produzido em parceria com Nando Costa, o CD terá pré-lançamento Acústico no dia 9 de março, às 19h, na Planet Music, no Alto dos Passos, com participações especiais de Del Guiducci, Lorena Fernandes, Luís Gustavo Mandarano, Cacáudio, Monique Leitão e outros ainda a serem confirmados. Já o lançamento com toda a banda está agendado para dia 8 de abril, no Maquinaria.

Partindo do minimalismo da voz e violão, Tiago Sarmento conta histórias através da simplicidade do gênero folk, somado a poesia 'bem' mineira, que não exige palavras difíceis, nem rimas absurdas. A ideia é sentar e relaxar! As gravações do disco aconteceram em junho do ano passado no estúdio da Elba Ramalho, no Gigante de Pedra, com apoio dos músicos João Cordeiro (baterista), Marcelo Mattos (baixo) e Pablo Garcia (teclado). “A gravação das músicas, partiu da voz e do violão, adicionando outros elementos que a música pedia. Por isso, considero que tenha sido um processo bem orgânico, com imersão total dos três músicos, Nando e eu. O mais difícil foi escolher entre as 35 composições. Nove já estavam certas de entrar, a batalha foi decidir quais seriam as outras”.

Em 2016, como prévia do novo álbum, Sarmento lançou seu primeiro videoclipe 'Obrigado'. A música teve participação do Del Guiducci e da banda Martiataka. Outro clipe já no forno é 'A essa Hora da Noite'. Com pegada bem surf music, esta será a principal faixa de trabalho do Folk It!. Outras músicas que prometem fazer sucesso são a 'La La La', single lançado junto com 'Segure a Onda', e 'Se Deus Quiser Tudo vai Melhorar' , que exploram ao máximo o reconhecimento das mazelas do cotidiano, afinal, depois da tormenta vem a bonança!

fotoComparando o último disco de Tiago, 'Quando as Cores Acabarem', com o álbum de lançamento, é possível notar mudanças bem marcantes. “O atual partiu do folk que eu já vinha fazendo em outras canções. Já no disco anterior, partia dos arranjos e da estética que eu queria alcançar com a guitarra, a partir daí criava a música. Posso dizer que 'Quando as Cores Acabarem' era um exoesqueleto, já o Folk, um esqueleto interno, a essência da música voz e violão, o andarilho. Vamos dizer assim que o primeiro era Pink Floyd e o novo Bob Dylan”, brinca o compositor.

Tiago Sarmento conta que não tem como negar que essa reviravolta do rock setentista, para o leve e solto do folk reflete mudanças pessoais, que ele resume na palavra: maturidade. “Ainda me considero uma criança, mas um pouco mais séria. Meu último trabalho tem um tema muito denso com músicas muito pesadas. Este trabalho é uma tentativa de eu falar para mim mesmo que as coisas vão ficar de boa. A grande verdade é essa! (sic) Parar de me preocupar um pouco com as coisas, porque isso reflete um pouco no instrumento. Deixar de pensar como tudo deve ser e partir realmente para a ação”, relata.

Vendas

O CD, que teve apoio da Lei Municipal Murilo Mendes, pode ser adquirido na locadora Excalibur, no estúdio Maquinaria, ambos na rua São Mateus, no Timboo e no Experimental Container Bar! Para quem não for de Juiz de Fora, pode solicitar pelo e-mail tsarmentoimprensa@gmail.com.

ACESSA.com - Tiago Sarmento lan?a novo ?lbum Folk It!