Magia ao luar: Fant?stico e incr?vel!

Por

Magia ao luar: Fant?stico e incr?vel!
Victor Bitarello 25/09/2014

Magia ao luar: Fantástico e incrível!

O estilo de um artista torna seu trabalho personalizado, pessoal, de fácil distinção de outros artista da mesma categoria. Pode-se saber que um livro foi escrito por José Saramago ou Clarice Lispector, sem que se tenha dito quem é o autor. Porque o estilo é muito facilmente verificável. E isso se dá no cinema também. Diretores como Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar, Martin Scorsese, possuem um estilo próprio.

Um jeito deles de fazer filmes que são muito identificáveis e, independente de agradar ou não (eu, por exemplo, não suporto Scorsese), não deixam de tê-lo. Se há, no meio cinematográfico, um diretor e autor que é inegável o quanto possui estilo, este alguém é Woody Allen. Nem todos os seus filmes me agradaram até hoje. Mas, sem dúvida, aquele cara é bom. Caramba! Como Woody Allen é bom!

"Magia ao luar" se ambienta na Europa dos anos vinte, e conta a história de um famoso mágico, Stanley (Colin Firth), que é convidado pela filha de uma rica senhora que, juntamente com o filho, estariam supostamente sendo enganados por uma médium, Sophie (Emma Stone), ou falsa médium. O mágico, então, aceita o desafio e vai ao encontro dessa rica família numa linda região da França. Ao longo de suas conversas, apesar do jeito carrancudo e sisudo de Stanley, começa a surgir entre ambos uma relação que ultrapassa a motivação da ida do mágico àquela residência, bem como a da moça, que está dividida entre o casamento que lhe foi proposto pelo abastado Brice (Hamish Linklater) e seus sentimentos pelo mágico. E assim a história se passa, com momentos deliciosos e um final incrível. Um final mágico!

Pode-se perceber o estilo de Woody Allen em vários momentos. O roteiro é o principal deles, penso eu. O tipo de falas e a velocidade do ritmo, em especial. É como se o próprio Woody estivesse ali, já que a atuação de alguns atores, em alguns momentos, era muito semelhante a sua atuação nos filmes que participou. No entanto, o principal ponto, em termos de roteiro, em que se pode claramente perceber sua postura, é com relação a seus pensamentos ligados ao místico, ao religioso, ao que é não físico. E, no contexto do filme, que se liga à mágica e à mediunidade, Woody foi tão incrível que conseguiu ludibriar até o público. Como se estivéssemos, ali, assistindo-o fazer um grande número de mágica.

Colin Firth é um ator pelo qual eu sou apaixonado. Colin tem TANTA sensibilidade para viver seus personagens que, sem dúvida, nasceu para isso. Nasceu para nos emocionar com tanto brilhantismo. Ele esteve tão perfeito em "O discurso do rei". Tão perfeito! E nesse filme ele está também. Um ator mais que bem escolhido.

Emma Stone está, paulatinamente, se tornando mais uma queridinha dos Estados Unidos. Não conseguirá ser consagrada com um prêmio por este trabalho, mas devem dar um jeito nisso rápido, como fizeram com atrizes como Jennifer Lawrence ou Reese Whiterspoon. Eram, e são, tão populares, que ganharem um Oscar tornou-as absurdamente rentáveis para uma indústria tão gigante como é a do cinema por lá.
É muito interessante observar a forma como algumas cenas são filmadas. Quando eles passeiam de carro, pode-se perceber que a filmagem é igual (ou muito semelhante) às cenas antigas dos filmes, em que o carro ficava parado e corria-se um pano atrás. O figurino, as danças, os diálogos. Enfim. O filme é muito impecável.
Eu, humildemente, não considero esse o filme obra-prima de Woody, porque tenho em "Para Roma com amor" o meu preferido dele.
No entanto, sendo obra-prima ou não, é um filme maravilhoso. É realmente um filme maravilhoso!


Victor Bitarello é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Ator amador há 15 anos e estudioso de cinema e teatro. Servidor público do Estado de Minas Gerais, também já tendo atuado como professor de inglês por um período de 8 meses na Associação Cultural Brasil Estados Unidos - ACBEU, em Juiz de Fora. Pós graduando em Direito Processual Civil.