Segunda-feira, 24 de julho de 2017, atualizada às 18h27

Quarteto BH Trompas realiza concerto na Igreja São Sebastião

Da redação

O Quarteto BH Trompas é a atração de terça-feira, dia 25 de julho, no 28º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. É a primeira vez que o grupo se apresenta em Juiz de Fora, e, segundo José Francisco dos Santos, um de seus integrantes, o Quarteto considera o evento uma oportunidade de divulgação da trompa, instrumento usado normalmente em orquestras e que, na formação do conjunto, ganha destaque. “O momento é crítico. A música clássica é pouco ensinada, pouco divulgada e com acesso limitado, por isso acredito que o festival de Juiz de Fora, como outros poucos que existem no Brasil, é de muita importância. É uma das poucas formas de se levar a boa música ao conhecimento de todos, através de concertos”.

O repertório da apresentação do Quarteto BH Trompas vai passar por vários períodos, começando pelo transição entre o renascimento e o barroco de Gabrieli, até o período atual de Kerry Tunner, com algumas músicas escritas originalmente para quarteto de trompas.

A apresentação começa, às 20h, na Igreja São Sebastião, Praça Hermenegildo Vilaça, s/n°, Centro

Divulgação

Quarteto BH Trompas faz apresentações em espaços culturais, escolas de música e também em escolas públicas municipais e estaduais para crianças do ensino fundamental divulgando a trompa e sua utilização em quartetos.

O grupo teve papel fundamental no 1º Recital de Trompas Mineiras que aconteceu no auditório da escola de música da UFMG com um repertório que explorou as formações com quatro, oito, doze e dezesseis trompas, e desde então se dedica também à organização de recitais com um grupo maior de trompistas. Na apresentação do Festival, utilizará as formações quarteto e sexteto.

O BH Trompas é composto por Gustavo Garcia, José Francisco dos Santos, Lucas Filho e Priscila Viana e se dedica ao repertório original para essa formação.

Entrada franca

Todos os concertos noturnos serão precedidos de palestras ministradas pelo Prof. Rodolfo Valverde (UFJF), com início às 19h, nos mesmos locais das apresentações.

Com informações da UFJF

ACESSA.com - Quarteto BH Trompas realiza concerto na Igreja S?o Sebasti?o