Servidores da UFJF paralisam atividades nesta quarta-feira

Por

Terça-feira, 20 de outubro de 2009, atualizada às 15h39

Servidores da UFJF paralisam atividades nesta quarta-feira

Aline Furtado
Repórter

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) paralisam as atividades por 24 horas nesta quarta-feira, 21 de outubro. O movimento faz parte da manifestação nacional. De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Paulo Dimas de Castro, a categoria luta pela reatualização do plano de carreira, reivindicando o cumprimento de parte do acordo de greve, estabelecido durante o movimento ocorrido no ano de 2007. O acordo previa a revisão do enquadramento de algumas classes de trabalhadores das instituições de ensino, por meio de mudança da lei da carreira. 

A classe cobra também o reposicionamento dos aposentados no plano de carreira, a criação de cargos e a concessão do incentivo à qualificação para todos os servidores. O movimento envolve também a luta por concurso público, pelo fim da terceirização nas universidades e pela permanência dos trabalhadores dos Hospitais Universitários (HUs) no Ministério da Educação.

Segundo o coordenador geral, a previsão é de que entre 70 e 75% dos trabalhadores participem da paralisação. "Na última segunda-feira, dia 19, percorremos todos os setores da UFJF e informarmos os servidores sobre a manifestação." Os dois Restaurantes Universitários (RUs), a Biblioteca Central, os laboratórios do campus, além do sistema de transporte da UFJF, responsável pelo deslocamento de bolsistas e pelo transporte de estudantes aos RUs, serão afetados completamente. O HU e a vigilância funcionarão parcialmente, em esquema de plantão.

Paulo Dimas destaca que muitos estudantes serão prejudicados. "Os alunos de outras cidades serão diretamente prejudicados devido ao não funcionamento dos RUs. Além disso, os bolsistas ficarão sem o transporte oferecido pela universidade."

A categoria realizará uma assembleia nesta quarta-feira, às 9h, no RU do Centro. Na ocasião, serão apresentadas propostas para os cursos de capacitação dos servidores técnico-administrativos para 2010.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes